Câncer de cólon e reto atinge mais de 40 mil pessoas por ano; saiba quais são os sintomas

É preciso ter consciência que o câncer pode acabar se espalhando para outros órgãos, reduzem-se as chances de cura.

 Segunda-feira, 14 de março de 2022 

 MARÇO AZUL-MARINHO 

A doença pode ser diagnosticada por exames de colonoscopia ou de sangue oculto nas fezes e tem grandes chances de cura em caso de ser descoberta ainda no início

A estimativa é que haja 40.990 novos casos de câncer de cólon e reto por ano, atingindo homens e mulheres quase na mesma proporção. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o mês de março foi escolhido para promover a conscientização da população sobre a doença.

Denominada de Março Azul-Marinho, a campanha chama atenção para tumores que surgem no intestino grosso, especificamente no final do intestino (cólon e reto). O diagnóstico pode ser feito por exame de sangue oculto nas fezes e colonoscopia. O último deve se tornar rotina para homens e mulheres com mais de 50 anos e auxílio na detecção precoce da doença.

É preciso estar atento também a alguns sintomas que podem sinalizar para a tumores, tais como: perda de peso sem razão aparente; anemia; alteração do hábito intestinal (constipação e diarreia); sangue nas fezes; dor abdominal e excesso de gases. O câncer de intestino é um dos tipos mais comuns de câncer entre os brasileiros.

O médico oncologista, André Crepaldi, da clínica Oncolog, alerta que em caso de apresentar tais sintomas é importante procurar um profissional para realização de um diagnóstico. O recomendado é o exame de colonoscopia, feito por meio de um aparelho de endoscopia, que percorre o cólon e pode detectar a presença de tumores.

“A partir daí é feita a biópsia e quando os tumores são pequenos é possível retirá-los sem que recorra à cirurgia. É uma realidade a retirada do tumor por vídeo. No entanto, em alguns casos são necessários a cirurgia oncológica aberta. Depois da avaliação desse material retirado do paciente, será analisada a necessidade de tratamento complementar, como a aplicação de quimioterapia, imunoterapia, ou anticorpos”, explica André.

Vale alertar que o preconceito acaba prejudicando em um diagnóstico precoce, que favorece na redução da taxa de mortalidade. Quando a doença é descoberta ainda no início, a taxa de sucesso no tratamento é acima de 95%. É preciso ter consciência também que o câncer pode acabar se espalhando para outros órgãos, reduzem-se as chances de cura.

“O câncer de intestino é uma doença tratável e curável. A cirurgia é uma opção de tratamento, retirando a parte do intestino afetada e os gânglios linfáticos (pequenas estruturas que pertencem ao sistema de defesa do corpo) dentro do abdome. Outras etapas incluem a radioterapia, associada ou não à quimioterapia, para diminuir a possibilidade de retorno. O procedimento que será utilizado depende principalmente do tamanho, localização e extensão do tumor. Quando a doença está espalhada, com metástases para o fígado, pulmão ou outros órgãos, as chances de cura ficam reduzidas, tendo aí o tratamento paliativo”, alerta André.


O médico alerta que após o tratamento, é necessário realizar o acompanhamento para monitoramento evitando um retorno do câncer ou novos tumores.

A Oncolog possui uma equipe multidisciplinar que auxilia no tratamento com profissionais de enfermagem, psicólogos, farmacêuticos e nutricionistas. Além disso, a clínica conta com especialistas em cirurgias oncológicas e oferece equipamentos modernos para efusão e que auxiliam no acesso venoso, além de toucas de resfriamento do couro cabeludo quando necessário. Tudo isso pode ser encontrado, na unidade de Várzea Grande, na Vida Diagnóstico e Saúde. 


Como prevenir?

A manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividade física, assim como a alimentação saudável são fundamentais para a prevenção do câncer de intestino. Opte por ingerir alimentos in natura e minimamente processados, como frutas, verduras, legumes, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, grãos e sementes.

Além disso, deve-se evitar o consumo de carnes processadas (salsicha, mortadela, linguiça, presunto, bacon, blanquet de peru, peito de peru, salame). Outra dica é limitar o consumo de carnes vermelhas até 500 gramas por semana.

Esse padrão de alimentação é rico em fibras e, além de promover o bom funcionamento do intestino, também ajuda no controle do peso corporal. Não fumar e não se expor ao tabagismo. E para detecção precoce a realização de colonoscopia a partir de 50 anos.


Sobre a OncoLog

A OncoLog é uma clínica moderna e completa para prevenção e tratamento de câncer, priorizando um atendimento humanizado. É uma unidade de saúde referência com alta tecnologia para cuidar bem das pessoas. Conta com um Centro de Pesquisa Clínica reconhecido mundialmente. Certificada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), conta com profissionais qualificados para oferecer o melhor tratamento aos pacientes.

Em Cuiabá, os pacientes podem encontrar atendimento na OncoLog e nos hospitais Santa Rita, Femina e Hospital de Câncer. Além disso, as unidades de infusão podem ser encontradas no Santa Rosa Tower, em Cuiabá, e na clínica Vida, em Várzea Grande. No interior, está presente no Hospital das Clínicas Primavera do Leste e no São Matheus em Cáceres. 


Nenhum comentário