Você deveria fazer o teste de Covid-19 apenas para descartá-lo?

A maioria dos testes tem diferentes valores de sensibilidade e especificidade.


  Domingo, 11 de Outubro de 2020  

Os testes de diagnóstico, incluindo aqueles usados ​​para detecção do novo coronavírus, têm uma margem de erro e geralmente geram resultados que são falsos positivos ou falsos negativos.

Nenhum teste para Covid-19 é 100 por cento preciso. Os testes de diagnóstico, incluindo aqueles usados ​​para detecção do novo coronavírus, têm uma margem de erro e geralmente geram resultados que são falsos positivos ou falsos negativos. 

Um falso positivo significa que o teste rotula incorretamente uma pessoa saudável como doente. Da mesma forma, um falso negativo significa que o teste marca incorretamente uma pessoa doente como saudável.

Portanto, a precisão de um teste é medida por dois parâmetros - alinhados com os dois objetivos. 

Sensibilidade é a capacidade do teste de identificar corretamente os indivíduos doentes. Um teste altamente sensível detecta corretamente uma grande porcentagem das pessoas doentes. É calculado como o número de positivos detectados em relação ao número de indivíduos doentes testados. Portanto, se de 100 pessoas que realizam o teste, 10 estiverem doentes e nove forem identificadas corretamente pelo teste, a sensibilidade será de 90 por cento.

A segunda medida, a capacidade de identificar corretamente indivíduos saudáveis, é chamada de especificidade. É calculado de maneira semelhante. A maioria dos testes tem diferentes valores de sensibilidade e especificidade.


Nenhum comentário