EUA podem ter uma eleição decidida pelo correio

 As eleições deste ano no país americano prometem ser bastante disputadas para a presidência e para o Senado 

  Domingo, 11 de Outubro de 2020  

Enquanto os Estados Unidos se encaminham para uma das eleições mais importantes - e polêmicas - de sua história, a confiança dos americanos no processo eleitoral está em queda. 

A desconfiança parte principalmente dos republicanos, que temem que as eleições sejam fraudadas. Mas democratas, em menor proporção, também têm receio de que seus votos não sejam computados. Esses sentimentos são explicados, em parte, porque é esperada uma enorme quantidade de votos por correio neste ano, por causa da pandemia de Covid-19. Segundo um levantamento, quase 7 milhões de americanos já votaram.

A votação por correspondência é um assunto extremamente polarizado nos EUA. E não é de agora. Os republicanos são contra a expansão desta modalidade, por considerarem que ela torna o processo eleitoral mais suscetível a fraudes, enquanto que os democratas defendem que sejam retiradas restrições para que mais pessoas possam votar usando o serviço postal. Este texto explica como funciona a votação por correio, quais os riscos e por que o assunto divide opiniões.

A campanha do presidente Donald Trump está batendo bastante nesta tecla e o republicano chegou a dizer que o pleito de 2020 vai terminar na Suprema Corte do país – um dos motivos para o republicano ter apressado a indicação de Amy Coney Barrett para ocupar a vaga aberta com a morte de Ruth Bader Ginsburg no mais alto tribunal do país (conheça o posicionamento da indicada sobre armas, fé e aborto). Mas o que poucas pessoas podem ter se dado conta até agora é que várias batalhas judiciais já estão em andamento nos estados. 

Na Pensilvânia, por exemplo, a campanha de Trump processou a cidade da Filadélfia para permitir que apoiadores do presidente possam fiscalizar locais de votação que, oficialmente, não são zonas eleitorais, mas lugares onde os moradores podem se registrar para votar e preencher cédulas de votação pelo correio. Neste texto mostramos onde estão acontecendo os principais embates judiciais que podem ter um peso no resultado da votação. 

E não é só isso. As eleições deste ano prometem ser bastante disputadas - não só para a presidência, mas também para o Senado - portanto há grandes chances de que a justiça seja acionada mais vezes até que um novo mandato comece, em janeiro de 2021.

Como o sistema eleitoral norte-americano é complexo, e os resultados por lá impactam diretamente países como o Brasil por ser nosso segundo maior parceiro comercial, é importante ficar por dentro de todas essas informações. 



Digoreste News com informações do Gazeta do Povo

Nenhum comentário