Margareth Buzetti é a terceira representante no Senado Federal por Mato Grosso

Em substituição a Carlos Fávaro (PSD), a empresária sinaliza atuação em prol das mulheres e empreendedores


 Terça-feira, 7 de junho de 2022 

Tomou posse na tarde desta terça-feira (7) no Senado Federal, a empresária Margareth Buzetti (PP). A frente do cargo em substituição a Carlos Fávaro (PSD), a progressista sinalizou em seu discurso que aproveitará esse tempo para encampar pautas de interesse das mulheres e o fortalecimento da indústria, especialmente para pequenos e médios empreendedores.

Buzetti é apenas a terceira mulher a ocupar o posto de representante no Senado Federal por Mato Grosso, feito antes pela ex-senadora Serys Marly Slhessarenko e Selma Arruda. “Cresci ouvindo que o senado era lugar de homens, ou políticos muito experientes ou muito ricos, ou de famílias com tradição política. Pois bem, sou mulher, da classe média, empresária, trabalho todos os dias na nossa recapadora de pneus”, destacou.

A parlamentar lembrou ainda que, apesar das mulheres apresentarem maior parte da população brasileira, o país ainda não reconhece sequer direitos básicos femininos. “Quando exige o consentimento de um marido ou companheiro para que uma mulher realize esterilização, uso de contraceptivo ou laqueadura. O verdadeiro Brasil não aceita mais machismo e hipocrisia”, vaticinou.

A senadora pontuou ainda a necessidade de que sejam desenvolvidas políticas públicas de incentivo para pequenos e médios empreendedores e reforçou acreditar que a indústria seja a mola propulsora da economia. “Tanta burocracia estatal e um emaranhado tributário que sobrecarrega nossos ombros, o que torna a nossa indústria pouco competitiva no cenário global”.

Senador por Mato Grosso, Fábio Garcia (UB), deu as boas-vindas a parlamentar e destacou sua atuação no mundo empresarial. “Estaremos muito bem representados nessa sua passagem aqui e não somente os mato-grossenses, mas também as mulheres e empreendedores. Há mais de 30 anos atua como empresária de forma bastante destacada e sobreviveu às resistências à liderança feminina”.

O correligionário Espiridião Amin (PP-SC) também enalteceu a participação de Margareth. “Dou as boas-vindas em nome de Santa Catarina. A senhora substitui Carlos Fávaro, mas quero dizer do fundo do coração dos catarinenses, que nesse momento ele não deixa saudade”. Além dele, o presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD) também se manifestou na cerimônia de posse.

“Desejo muita boa sorte no exercício do mandato como senadora da República, contando obviamente, com a presidência do Senado Federal”, disse. Margareth Buzetti ficará como senadora pelo período de 121 dias. Ela foi eleita como suplente de Carlos Fávaro (PSD) nas eleições suplementares realizadas em 15 de novembro, com mais de 371 mil votos.

Natural de Concórdia, Santa Catarina, ela tem 62 anos e trabalha como empresária do setor de reforma de pneus. Ela se mudou para Cuiabá ainda em 1987, juntamente com sua família, para abrir a empresa do ramo em que atua até hoje. Atualmente, ela é presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá (Aedic) e foi eleita como suplente do senador Carlos Fávaro.




Nenhum comentário