Com proposta de Emanuelzinho aprovada, escolas de todo o país terão semana de combate à violência contra mulher

AGORA É LEI


 Domingo, 13 de março de 2022 

Março é o mês de comemoração do Dia Internacional da Mulher, mas também será de conscientização. Escolas públicas e privadas de todo o país terão conteúdo referente ao combate à violência contra a mulher em seu conteúdo curricular, conforme a Lei 14.164/21.

A proposta é de iniciativa do Deputado Emanuelzinho (PTB-MT) com alunos que hoje estão no 8º ano, no Colégio Notre Dame de Lourdes. 

 “A defesa das mulheres é uma pauta importante em nosso mandato e a violência contra a mulher é realidade de muitas famílias. É assunto dentro das escolas,  porque é também uma dor para os filhos e estudantes que só tem o ambiente escolar para pedir ajuda. Levar essa temática como forma de conscientização nos ajudará a mudar a cultura de violência dentro das casas, que cresce e vai sendo passada como uma herança muito perigosa”, disse Emanuelzinho. 

O que era pra ser um trabalho escolar, ganhou apoio de Emanuel Pinheiro Neto e força no Congresso. A coordenação ficou com o Juiz Jamilson Haddad, também pai de uma das alunas envolvidas no projeto. “Vai influenciar para o bem a nossa cultura. Essa lei significará, sem dúvidas, a redução da violência contra a mulher no país”. 

Entre os objetivos da nova Lei, a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher espera:

 * Contribuir para o conhecimento sobre a Lei Maria da Penha;

* Impulsionar a reflexão crítica entre estudantes, profissionais da educação e comunidade escolar sobre a prevenção e o combate à violência contra a mulher;

* Integrar a comunidade escolar no desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento das diversas formas de violência, notadamente contra a mulher;

* Informar os mecanismos de assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, seus instrumentos protetivos e os meios para o registro de denúncias;

* Capacitar educadores e conscientizar a comunidade sobre violência nas relações afetivas;

* Prevenir e a coibir a violência contra a mulher; e

* Promover a produção e a distribuição de materiais educativos relativos ao combate da violência contra a mulher nas instituições de ensino.

Emanuelzinho deve participar de eventos escolares, reforçando além da pauta de defesa da mulher, a participação popular. 

“Sem dúvidas fazer um mandato participativo é algo que nos motiva. A  Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher nasceu justamente dessa troca com a população e mais especial ainda, é que foram estudantes, jovens que futuramente podem ocupar também funções públicas e continuar o trabalho por Mato Grosso”, conclui o jovem parlamentar Mato-grossense. 



Nenhum comentário