Enchente repentina de rio no MT deixa comunidade inundada. "IMAGENS"

 A cheia afugentou alguns visitantes que passavam o final de semana pescando no local


 Terça-feira, 08 de fevereiro de 2022 

Uma enchente repentina do rio Jauru, um dos afluentes do rio Paraguai, está deixando a comunidade do Limão, a 50 quilômetros de Cáceres, na divisa com o município de San Mathias (B.O) totalmente, inundada. Em alguns pontos, o transbordamento do rio já ultrapassou as barrancas e as águas começam a invadir as casas.

Moradores ribeirinhos, já se mobilizam a procura de locais mais altos para evitar maiores transtornos.

 Ainda não existe uma explicação oficial para o aumento vertiginoso do volume das águas. No entanto, os moradores, afirmam que a enchente é resultado das chuvas torrenciais que tem caído, na região da cabeceira do rio. Na parte mais alagada da comunidade existem cerca de seis famílias de moradores ribeirinhos tradicionais, composta por cerca de 35 pessoas, entre homens, mulheres e crianças.

A cheia afugentou alguns visitantes que passavam o final de semana pescando no local. “Eles tiveram que deixar as pousadas às pressas, na tarde de domingo, porque a água estava a quase um metro acima da estrada” afirmou o professor Edno Junior de Souza, locatário de barcos para os visitantes,

A enchente inesperada começou por Porto Esperidião, na quinta-feira (04/02). Lá as águas inundaram grande parte da cidade. De lá seguiu para as comunidades ribeirinhas no trajeto do rio. E, no domingo chegou no Limão.

A última grande enchente do rio que, atingiu a comunidade, conforme o morador Constantino Pires da Veiga, 86 anos, ocorreu em 1984. Ele lembra que naquela ocasião o rio subiu tanto que as casas ficaram totalmente inundadas.  “Tivemos que abandonar tudo porque a água subiu mais de um metro dentro das casas. As nossas famílias alojaram na escola, onde ficamos por mais de 15 dias até que a agua baixou” relembra.

O rio Jauru nasce na Chapada dos Parecis, próximo a nascente do rio Guaporé. Corre em direção sul, passando pelo município de Porto Esperidião, então gira para direção sudeste para desembocar na margem direita do rio Paraguai cerca de 61 quilômetros abaixo de Cáceres.






DigoresteNews/JornalOeste 

Nenhum comentário