Operações prendem mais de 500 motoristas bêbados em Cuiabá e VG

A Operação Lei Seca que vem sendo realizada quase todos os finais de semana e feriados, prendeu mais 12 nesse fim de semana.


 Domingo, 14 de novembro de 2021 

Já são mais de 500 condutores de veículos bêbados presos pelas Forças de Segurança, dentro da "Operação lei Seca", que entrou em sua 66ª edição neste fim de semana, na Avenida 31 de Março, no tradicional bairro da Manga, um dos  pontos mais movimentados de Várzea Grande (Grande Cuiabá).

A Operação Lei Seca vem sendo realizada quase todos os finais de semana e feriados, em Cuiabá e Várzea Grande. A finalidade, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT), é prender, principalmente os motoristas bêbados para deixar o trânsito na Grande Cuiabá mais seguro. 

Com  coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, a ação contou com a participação de policiais da Guarda Municipal (GM); da Polícia Militar (PM); Polícia Judiciária Civil (PJC); Serviço de Operações Penitenciário Especializado (SPE) e Departamento Estadual de Trânsito.

O RESULTADO - A operação resultou na prisão de 12 motoristas bêbado, na  remoção de 46 veículos, sendo 39 carros e 7 motocicletas, além de 21 documentos recolhidos: 2 (Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo), e 19 (Carteira Nacional de Habilitação).

Por colocar as suas vidas e as vidas de outras pessoas em risco até de morte, 12 motoristas tiveram a prisão decretada durante a ação, de acordo com o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro. Foram fiscalizados 83 veículos.  

Como explica o comandante da Guarda Municipal (GM-VG), de Várzea Grande, Alisson Baracat Salgado, nos últimos meses nota-se um aumento de acidentes de trânsito no município e muitos deles são frutos de uma combinação perigosa - álcool e direção, por isso a necessidade de operações como essa da lei seca.

"E a movimentação de veículos se torna ainda maior neste período em que o final de semana estará mais prolongado em função do feriado da Proclamação da República, no início da semana, o que torna o momento mais propício para as festas e eventos.  Mas estaremos atentos e vamos fiscalizar o trânsito durante todos esses dias", destacou.  

O comandante disse ainda que mesmo com as flexibilizações nas práticas econômicas de atividades em bares e restaurantes, como instrumentos para prevenir a contaminação da Covid-19, tem sido visto vários pontos de aglomerações e de consumo de bebidas alcoólicas.

 "E embora a nossa equipe esteja sempre presente e atuante, a falta de conscientização de alguns motoristas ainda prevalece, por isso os acidentes ainda estão acontecendo e os números de registros só aumentam", lamentou o comandante.

Alisson Baracat disse que a GM tem sido parceira em diversas tarefas com as instituições de segurança pública, a exemplo das polícias Civil e Militar. "Essa parceria tem sido reforçada, principalmente, na área de fiscalização e operações de trânsito. Além disso, realizamos diversas ações de combate à criminalidade".

A Guarda Municipal além de participar de ações conjuntas com os demais órgãos de segurança pública, possui uma equipe responsável pela fiscalização de trânsito do município, em situações que envolvem estacionamento de parada irregular, nos atendimentos dos acidentes de trânsito sem vítima (danos materiais) fazendo as notificações e adotando medidas administrativas cabíveis, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.  




DigoresteNews/DiáriodeCuiabá

Nenhum comentário