Netanyahu toma vacina contra Covid-19 e inicia a campanha em Israel

Aliado político de Bolsonaro, foi o primeiro cidadão israelense a receber o imunizante; 'Pedi para ser vacinado primeiro para dar exemplo


 Sábado, 19 de dezembro de 2020 

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu foi o primeiro chefe de estado a ser vacinado contra a Covid-19. Neste sábado, ele recebeu a primeira dose do imunizante e deu início à campanha de vacinação no país. Israel vai utilizar doses produzidas pela Pfizer, em parceria com o laboratório alemão BioNTech.

“Uma pequena dose por pessoa, um grande passo para a saúde de todos nós”, disse Netanyahu em seu Twitter ao postar uma foto sendo imunizado. Segundo ele, a vacinação é importante para que as famílias voltem a se reunir com segurança e que a economia local possa reabrir os negócios. O país pretende vacinar 2 milhões de pessoas até o fim de janeiro, com a aplicação de 60 mil doses por dia. Mais de 370.000 pessoas testaram positivo para o coronavírus em Israel desde que houve o primeiro  caso da doença em fevereiro e 3 mil pessoas morreram em decorrência da doença. 

Netanyahu tem 71 anos e  foi vacinado no Hospital Sheba, localizado em Ramat Gan, perto de Tel Aviv. Ao ser o primeiro a tomar a vacina, o primeiro-ministro tenta sinalizar a segurança do imunizante, já que poucos israelenses se mostram favoráveis à imunização. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Haifa revelou que menos de um quinto da população — 20,3% dos judeus e 16% dos árabes — se mostram dispostos a tomar a vacina logo no início. “Pedi para ser vacinado primeiro, junto do ministro da Saúde, Yuli Edelstein, para dar o exemplo e os encorajar a serem vacinados”, disse Netanyahu. 

Para estimular a imunização em massa, o país estuda implantar um “passaporte verde”, que sinaliza quem está imunizado ou não contra a Covid. A ideia é que, com esse documento, as pessoas que foram vacinadas possam frequentar eventos e centros comerciais. Um passaporte para imunização foi citado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como uma das soluções para uma ampla vacinação facultativa. O Brasil ainda não tem previsão de início de campanha de vacinação.

Netanyahu é um dos aliados internacionais do presidente Jair Bolsonaro. O chefe do executivo brasileiro disse que não irá tomar a vacina. Segundo ele, para a vacinação, será necessário que as pessoas assinem um termo de responsabilidade. Nos Estados Unidos, o atual vice-presidente, Mike Pence, foi vacinado ao vivo na sexta-feira, enquanto que o presidente eleito, Joe Biden, receberá a dose na segunda-feira. 




Digoreste News, com Veja.

Nenhum comentário