Mais da metade dos povos indígenas já foram contaminados pelo Covid-19

Entidades contabilizam 34 mil casos confirmados da doença em indígenas e 836 mortes


  Sexta-feira, 02 de Outubro de 2020  

O total de casos confirmados de covid-19 entre indígenas chega a 34.608, de acordo com levantamento feito por uma frente formada exclusivamente para acompanhar o avanço da doença. Na última atualização do balanço, também são informadas 836 mortes de pacientes infectados pelo novo coronavírus, causador da doença. 

A frente, da qual participam entidades como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), informa que foram identificadas transmissões e óbitos em 158 dos 305 povos indígenas que vivem no país. Ou seja, as contaminações já atingiram a maioria (51%).

Para realizar o monitoramento, o grupo conta com a colaboração de organizações de base, mas também de entes públicos, como o Ministério Público Federal (MPF). No entanto, tomando como base os registros oficiais, os números são bem menores.

De acordo com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que responde ao Ministério da Saúde, são 28.716 os casos confirmados e 446 óbitos entre indígenas. A diferença se explica porque a pasta não faz o registro de contágios de indígenas que vivem em contexto urbano, critério questionado pelas lideranças indígenas e que motivou a contagem independente.

Lideranças infectadas

O cacique Raoni, uma das maiores lideranças indígenas do país, foi internado em agosto em um hospital na cidade de Sinop, em Mato Grosso, com suspeita de pneumonia. Exames específicos de tomografia computadorizada e sorologia confirmaram covid-19. Ele recebeu alta cerca de cinco dias após dar entrada na unidade hospitalar.

Outra liderança reconhecida internacionalmente, o cacique Aritana Yawalapiti, de 71 anos, não resistiu às complicações causadas pela covid-19 e faleceu no dia 05 de agosto em um hospital particular de Goiânia. Yawalapiti enfrentava há doença há duas semanas e desde o dia 26 seu estado de saúde era considerado gravíssimo.   


Nenhum comentário