Exército fecha praça no interior de MT com cerca de madeira e moradores reclamam

 Logo após a prefeitura reformar a praça, o Exército a cercou e mesmo prometendo liberar visitações, a cerca causa estranheza 


  Sexta-feira, 02 de Outubro de 2020  

Nos últimos dias, uma medida do exército na cidade de Cáceres-MT (205 Km de Cuiabá) tem chamado a atenção e incomodado alguns moradores da cidade. Os militares do Comando de Fronteira Jauru - 66° Batalhão de Infantaria Motorizada estão isolando a praça 24 de Maio com uma cerca de madeira.

A praça 24 de Maio está localizada entre as casas da vila militar, aos fundos do Comando de Fronteira Jauru. Um dos antigos moradores da região, o advogado Giovani Almeida Gonçalves, que não é militar, relatou estranheza com a situação. “Um dia eu acordei, abri o portão e me deparei com a praça sendo fechada. Instalaram uma casinha com o nome da vila e tomaram posse da praça”, diz ele.

Por meio de nota o Comando de Fronteira Jauru - 66° Batalhão de Infantaria Motorizada informou que “O cercamento da Vila Militar visa à melhorar a segurança das crianças que brincam na praça” e ainda que “o Batalhão manterá a vila aberta para toda a população”. Quem assina a nota é o comandante do Comando de Fronteira, Tenente Coronel Ricardo Vieira Coelho Júnior.  

O advogado Giovani Gonçalves contesta a justificativa. “Estou aqui desde 1983. A praça permaneceu aberta a população, com livre acesso por mais de 40 anos. Agora lacram? Mesmo que permitam a entrada, dificilmente algum civil vai querer entrar num local todo cercado como esse”, afirma Gonçalves.

A ação do exército acontece após o município ter revitalizado a praça a pedido dos moradores. “Estava toda judiada, suja. Eu encaminhei um pedido para a câmara de vereadores e eles conseguiram que a prefeitura viesse. Vieram, trocaram todas as luminárias amarelas por outras de LED e instalaram postes, ficou bem iluminada, bonita. E então o exército lacra o local.”

A reportagem também perguntou ao Comando se a entrada de civis no local será controlada e se será necessário a apresentação de algum documento para acessar a praça, questionamentos esses ainda sem respostas.


NOTA A IMPRENSA 

ESCLARECIMENTOS SOBRE O CERCAMENTO DA VILA MILITAR

O Tenente Coronel RICARDO VIEIRA COELHO JÚNIOR, Comandante do Comando de Fronteira JAURU/66º Batalhão de Infantaria Motorizado – Batalhão General Jose Miguel Lanza, tem a preocupação de esclarecer toda sociedade cacerense sobre o cercamento da Vila Militar do Batalhão.

O COMANDO DE FRONTEIRA JAURU ESCLARECE SOBRE O CERCAMENTO DA VILA MILITAR

O Comando de Fronteira JAURU/66º Batalhão de Infantaria Motorizado – Batalhão General José Miguel Lanza vem esclarecer a toda sociedade de Cáceres que o cercamento da Vila Militar visa à melhorar a segurança das crianças que brincam na praça da Vila. O Batalhão manterá a vila aberta para toda a população, como sempre ocorreu em seus 81 anos de história.

Estaremos sempre unidos com a cidade e somos muito gratos à população cacerense.

Informamos que a partir de 12 de outubro de 2020, as nossas crianças terão uma praça mais segura e iluminada para desfrutar junto aos seus familiares e amigos.

Quartel em Cáceres-MT, 1º de outubro de 2020.


RICARDO VIEIRA COELHO JÚNIOR – Ten Cel

 Comandante do Comando de Fronteira JAURU/66º BIMtz




Digoreste News, com reportagem do Cáceres Notícias

Nenhum comentário