Os 3 senadores de MT assinam lista de apoio a reeleição de Maia e Alcolumbre (Veja)

PEC que pede a reeleição dos presidentes das duas casas do Congresso Nacional, já conta com 23 das 27 assinaturas necessárias. 



O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre pretende colocar em votação uma PEC para permitir que ele e Rodrigo Maia possam se reeleger no cargo de presidente das duas casas legislativas

A senadora Rose de Freitas (Podemos-PE), aliada de Alcolumbre , apresentou o texto da  PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que pede a reeleição dos presidentes das duas casas do Congresso Nacional.

O anúncio foi feito pela senadora durante sessão remota ontem (2). A senadora chegou a pedir desculpas ao presidente Davi Alcolumbre por não ter votado nele na eleição em 2019. A PEC é resultado de uma articulação que dura meses para permitir dois mandatos consecutivos de dois anos compatíveis com o tempo de governo do executivo.

A Constitução proíbe a reeleição de paralmentares para o mesmo cargo da Mesa Diretora das duas casas legislativas durante a mesma lesgislatura. O STF tem em mãos uma ação protocolada pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) que pede a manutenção do entendimento sobre a reeleição, mas ainda houve julgamento.

A proposta precisa ser assinada por pelo menos 27 senadores para começar a tramitar. Por se tratar de uma PEC é necessário que ela seja aprovada por três quintos dos senadores e deputados, em plenário, em dois turnosem cada casa.

23 Senadores já assinaram o apoio à votação da PEC. Da bancada de Mato Grosso, todos os 3 senadores assinaram, Carlos Fávaro, Jayme Campos e Wellington Fagundes. 

Os parlamentares que assinaram são os seguintes, em ordem alfabética:

Antonio Anastasia (PSD)

Carlos Fávaro (PSD)

Carlos Viana (PSD)

Chico Rodrigues (DEM)

Ciro Nogueira (PP)

Eduardo Gomes (MDB)

Elmano Férrer (Podemos)

Fabiano Contarato (Rede)

Fernando Bezerra Coelho (MDB)

Jayme Campos (DEM)

Kátia Abreu (PP)

Lucas Barreto (PSD)

Marcelo Castro (MDB)

Marcos Rogério (DEM)

Maria do Carmo (DEM)

Márcio Bittar (MDB)

Nelsinho Trad (PSD)

Omar Aziz (PSD)

Rodrigo Pacheco (DEM)

Rose de Freitas (Podemos)

Telmário Mota (Pros)

Wellington Fagundes (PL)

Zequinha Marinho (PSC)

Nenhum comentário