V MOSTRA DE CINEMA NEGRO DE MATO GROSSO ABRE INSCRIÇÕES

As inscrições serão feitas de forma online, pelo site do Coletivo Audiovisual Negro Quariterê, e vão até dia 30 de julho.


Por Carol Damasceno

A Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso abriu inscrições para seleção de filmes que irão compor a sua quinta edição. Neste ano, serão aceitas produções audiovisuais produzidas em 2017 e produções na categoria videoclipe sem limitações de tempo.

 As inscrições irão até o dia 30 de julho e será feita de forma online acessando o site do Coletivo Audiovisual Negro Quariterê http://www.quaritere.com.br/. Assim como a inscrição, a Mostra esse ano será de forma online e transmitida pelo site do Coletivo.

Este ano, a temática da Mostra é Sobre(vivência) e foi escolhida para falar da resiliência do povo negro. Estar dentro de um sistema que cada vez mais coloca a negritude e a arte como inimigos. O cinema negro no Brasil tem, desde seu nascimento, a força motriz do antiepistemicídio, do antirracismo e da construção de novas potências de viver. Sobrevivemos sabendo que nossos corpos e ideias são os alvos, buscando na ancestralidade os exemplos para (re)construir nossas histórias e (sobre) viver às dificuldades.

A Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso surge como uma ferramenta para debater e refletir sobre o protagonismo negro no audiovisual, além de ser uma resposta aos anseios de produtores afrodescendentes do Estado de Mato Grosso, que buscam dar visibilidade à produção audiovisual negra regional e nacional. A Mostra acontece há 5 anos e é a única do gênero no estado, salvaguardar esse evento anual é dialogar com as necessidades, discutir as vivências e estratégias de sobrevivência em um estado fora do eixo. O cinema, enquanto agente transformador de vidas, precisa ter uma parcela de representação nas vidas dessas pessoas e não alimentar estereótipos da representação dos negros no cinema.


SOBRE O COLETIVO

O Quariterê é responsável pela Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso desde sua segunda edição (2017), em 2018, que teve como convidadas especiais para a mostra Joyce Prado (APAN) e Adélia Sampaio, primeira negra a dirigir um longa-metragem no Brasil. Em 2019, homenageou o professor, militante, antropólogo e cineasta Dr. Celso Luiz Prudente.

O Coletivo realiza mensalmente a Sessão Afrocine, em parceria com o Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), além de sessões em escolas públicas de Cuiabá, comunidades quilombolas e cidades do interior do estado. Em tempos de quarentena lançaram o canal QuariTV no YouTube e IGTV, com entrevistas de personalidades negras sobre arte, saúde mental e isolamento social.



SERVIÇO

Inscrições e regulamento:

Nenhum comentário