Trump diz que OMS escondeu informações sobre Covid-19 e tomará providências

"Eles estão sempre do lado da China", reclamou Trump, que poderá CONGELAR fundos da organização


O presidente Trump atacou novamente a Organização Mundial da Saúde (centrada na China) e disse que quer que o grupo seja investigado antes que mais dólares americanos fluam dessa maneira.

`` Eles chamaram isso errado, eles chamaram isso errado, eles perderam a ligação '', disse Trump durante a coletiva de imprensa da Casa Branca na terça-feira. "Eles deveriam saber e provavelmente sabiam", disse ele, sugerindo que a OMS estava escondendo informações sobre o coronavírus.

A principal carne de Trump com o grupo de saúde das Nações Unidas é que a liderança lá disse que não era necessário barrar viajantes vindos da China, pois o coronavírus começou a se espalhar para além de Wuhan, de onde se originou.

O presidente seguiu a liderança de conservadores de destaque ao reclamar que a OMS tem sido muito amigável com a China durante o surto de coronavírus.

'A OMS, que é a Organização Mundial da Saúde, recebe grandes quantias de dinheiro dos Estados Unidos e pagamos pela maioria, a maior parte de seu dinheiro, e eles realmente criticaram e discordaram da minha proibição de viagem no momento em que o fiz, 'Disse Trump perto do topo do briefing. E eles estavam errados. Eles estão errados sobre muitas coisas.

"E eles tinham muita informação cedo e não queriam - pareciam ser muito centrados na China", disse ele, mudando o ponto que estava tentando dizer no meio da frase.

Mais tarde, no briefing, Trump ameaçou cortar seu suprimento de dinheiro dos Estados Unidos.

'Vamos suspender o dinheiro gasto com a OMS. Nós vamos colocar um poder muito forte nisso. E vamos ver - disse Trumps. É uma coisa ótima quando funciona, mas quando eles chamam cada tiro errado, isso não é bom. '

"Eles estão sempre do lado da China", também reclamou Trump.

Mais tarde, quando o presidente foi perguntado se era uma decisão inteligente cortar fundos para a principal organização global de saúde durante uma pandemia global, ele se afastou da definição de sua ameaça anterior.

`` Não estou dizendo que vou fazer isso, mas vou dar uma olhada '', prometeu Trump.

Mais tarde, perguntaram a Trump por que ele achava que a OMS era 'centrada na China'.

"Não sei, eles parecem estar do lado da China", respondeu o presidente. 'Não feche suas fronteiras para a China, não faça isso, eles não relatam o que realmente está acontecendo, eles não viram e ainda estavam lá. Eles não viram o que estava acontecendo em Wuhan ... devem ter visto, mas não denunciaram.

 Trump previu seu ataque na terça-feira passada no Twitter.

O W.H.O. realmente estragou tudo '', escreveu Trump. 'Por alguma razão, financiado em grande parte pelos Estados Unidos, mas muito centrado na China. Vamos dar uma boa olhada.

Trump estava seguindo a liderança de conservadores americanos, incluindo o senador da Flórida, Rick Scott, que culpou a OMS por 'ajudar a China comunista a encobrir uma pandemia global'.

Ao mesmo tempo, governadores democratas, legisladores e especialistas condenaram a resposta de Trump no combate ao vírus, sugerindo que ele fez muito pouco, muito tarde.

Em 31 de janeiro, o governo Trump anunciou restrições de viagem a pessoas vindas da China devido ao surto.

Mas em 3 de fevereiro, a OMS disse que essas proibições não eram necessárias.

`` Felizmente, rejeitei o conselho deles de manter nossas fronteiras abertas para a China desde o início '', twittou Trump na terça-feira.

"Por que eles nos deram uma recomendação tão defeituosa?" o presidente perguntou.

A OMS também ainda não recomenda que todas as pessoas usem uma máscara, enquanto os Centros de Controle de Doenças dos EUA fizeram a recomendação voluntária na semana passada.

Os legisladores do Partido Republicano flutuaram que é porque a OMS está sob o feitiço da China.

Na semana passada, o senador Marco Rubio, republicano da Flórida, disse que o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, deveria renunciar porque "ele permitiu que Pequim usasse a OMS para enganar a comunidade global".


Assim como a senadora Martha McSally, uma republicana do Arizona.

"Eles precisam ficar limpos e outra parte disso é que a OMS deve parar de cobri-los", disse ela sobre a China. "Acho que o Dr. Tedros precisa renunciar", disse McSally na Fox Business Network.

'Precisamos tomar algumas ações para resolver esse problema. É irresponsável, é injusto o que eles fizeram aqui enquanto temos pessoas morrendo em todo o mundo '', acrescentou McSally.

Scott, o senador da Flórida, disse que o Comitê de Segurança Interna do Senado precisava iniciar uma investigação sobre o manuseio do vírus pela OMS.

No final de janeiro, Tedros elogiou o presidente da China, Xi Jinping, pelo tratamento do vírus no país, pois o líder chinês centralizou a resposta depois que autoridades locais em Wuhan não conseguiram controlar o surto.


Mas Xi também controlou o fluxo de informações, com relatórios saindo da China de que o país estava tentando silenciar os denunciantes.

Na semana passada, a Bloomberg News noticiou um relatório de inteligência dos EUA que dizia que a China estava subnotificando seu número de casos e mortes de coronavírus.

Trump expressou que também é cético em relação às reportagens da China.

A OMS foi criticada por considerar os dados chineses pelo valor nominal.

`` O número deles parece um pouco positivo, e eu estou sendo legal quando digo isso '', disse Trump em uma entrevista diária.

A OMS faz parte das Nações Unidas e está sediada em Genebra, Suíça. Possui 194 membros e dois membros associados.

A OMS é financiada de duas maneiras - por meio de contribuições avaliadas e contribuições voluntárias.

As contribuições avaliadas, que são como taxas para a organização, são calculadas considerando a riqueza e a população de um país.

Embora os EUA paguem o máximo em contribuições avaliadas, esse pote de dinheiro total representou apenas menos de 25% da receita da OMS nos últimos anos.

No entanto, as ONGs americanas e as organizações de caridade, juntamente com os dólares dos contribuintes, constituem a maior parte do financiamento da OMS.


Nenhum comentário