'Superlua rosa' aparecerá no céu de Cuiabá no aniversário de 301 anos

Fenômeno, maior "superlua" do ano poderá ser visto a partir das 22h35 dessa terça (7), no horário de Mato Grosso, e pelos próximos dois dias. 


A partir das 22h35 dessa terça-feira (7), os Cuiabanos  poderão ver o fenômeno da "superlua rosa", conforme anunciado pela Nasa, (agência espacial americana). A Lua vai continuar cheia até a quinta-feira (9) pela manhã, segundo a agência.

A "superlua" acontece quando a Lua está cheia e em seu perigeu, ponto de sua órbita mais perto da Terra. Por isso, ela parece maior para quem a observa da perspectiva do nosso planeta.

Dessa vez, a Lua estará 0,1% mais próxima da Terra do que durante o fenômeno do mês de março. Por isso, esta será a "mais super" das "superluas" de 2020.

O termo "superlua" surgiu em 1979 e não é o que poderíamos chamar de um "conceito astronômico". Ele é usado fora do meio acadêmico para fazer referência à união do perigeu com a Lua cheia. Não é uma situação rara de apreciar, mas é uma excelente oportunidade para quem quer começar a observar o céu.


Detalhes importantes:

A órbita da Lua ao redor da Terra tem forma elíptica - uma forma oval que aproxima e distancia o satélite do nosso planeta;

O ponto mais distante dessa elipse é chamado apogeu. É quando acontece a Microlua;
O ponto mais próximo é o perigeu;

Quando a Lua está cheia e em seu perigeu (superlua), ela pode parecer até 14% maior e 30% mais 
brilhante ao ser vista da Terra do que no momento do apogeu, segundo a Nasa.






Nenhum comentário