"Tempo de duplicação" dez dias - a Alemanha está tão longe do objetivo de Merkel?

  INTERNACIONAL  


Somente quando o número de pessoas infectadas com a coroa dobra a cada dez dias é que a chanceler Angela Merkel quer pensar em aliviar as condições. Novos cálculos mostram progresso - mas ainda pode demorar um pouco para atingir a meta.

mbora Alemanha está apenas no início da epidemia Corona, é o debate sobre um retorno à vida cotidiana já em curso. A chanceler Angela Merkel (CDU) é muito cautelosa e só quer ver uma diminuição significativa na dinâmica à medida que o número de pessoas infectadas aumenta.

Inicialmente, eles teriam dobrado a cada dois dias, atualmente acontece a cada quatro a cinco dias. "Temos que fazer muito mais dias com nossas medidas, na direção de dez dias", disse ela no final da semana passada. "Precisamos de todas as medidas inabaláveis", disse o porta-voz do governo Steffen Seibert na segunda-feira em Berlim.

O Presidium da CDU também confirmou em uma reunião interna na segunda-feira de manhã: o país só estaria no caminho certo se o "tempo de duplicação" dos infectados fosse de dez dias. O que isso significa, dados os números?

Os números publicados diariamente pelo Instituto Robert Koch (RKI) são uma base importante para a política. No entanto, o RKI salienta que depende de relatórios das autoridades de saúde. Às vezes, as mensagens são exibidas aqui, são entregues mais tarde e eram irregulares, principalmente nos finais de semana. Mas se você observar um período de uma semana - aqui de 21 a 27 de março -, surge uma imagem aproximada. Em média, foi relatado um aumento diário de infecções de cerca de 17%.

Isso coincide exatamente com a observação do Chanceler de uma corrente dobrar em quatro a cinco dias - a partir da semana passada. De acordo com um cálculo do “Süddeutsche Zeitung” - a partir de segunda-feira - a taxa de duplicação agora é de 5,5 dias.

Merkel seria o primeiro a anunciar um relaxamento das medidas rigorosas, disse o porta-voz Seibert na segunda-feira. Mas ela estava convencida de que seria errado criar esperanças agora que não poderiam ser cumpridas.

É verdade que as porcentagens foram claramente mais altas do que há uma semana. Especialistas em estatística das Universidades de Regensburg e Mainz acreditam que eles vêem que as primeiras restrições à vida pública já tiveram um impacto. A Bundesliga não joga desde 14 de março e os grandes eventos foram cancelados. Em 16 de março, quase todas as escolas e creches estavam fechadas. O período de incubação - ou seja, o tempo entre a infecção e os sintomas - é geralmente entre cinco e 14 dias para o coronavírus.

O que está claro, no entanto, é que a duplicação de Merkel na “direção de dez dias” significa que a taxa percentual cairá abaixo de dez por cento. Em dez dias, seria uma taxa diária de bons sete por cento. Merkel, portanto, exige pelo menos uma metade da dinâmica no número de pessoas infectadas antes de considerar relaxar a proibição de contatos.

Também levará algum tempo até que as primeiras escolas na Alemanha sejam abertas novamente, de acordo com o presidente da World Medical Frank Frank Ulrich Montgomery. "Se os números continuarem a crescer como agora, poderemos contar com eles em maio", disse ele ao jornal "Bild". Isso se aplica a regiões que não são extremamente estressadas. Além disso, era preciso reservar a possibilidade de fechar as escolas novamente, se necessário.


Os períodos de duplicação em Berlim estão crescendo significativamente

O Senado de Berlim chegou a uma conclusão provisória para a capital na segunda-feira. Quatro semanas após a primeira infecção confirmada por coronavírus em Berlim e duas semanas após as primeiras restrições drásticas, o aumento no número de notificações diminuiu significativamente.

Atualmente, existem 2.362 casos confirmados (em 29 de março à noite). Mas o aumento percentual no dia a dia foi recentemente significativamente menor do que nas semanas anteriores, como mostrou uma avaliação dos números diários publicados pelo Senado pela Agência de Imprensa Alemã.

Consequentemente, o chamado tempo de duplicação tornou-se cada vez mais longo. No entanto, é compreensível que o número de pessoas que estão em hospitais ou que precisam de tratamento em unidades de terapia intensiva esteja aumentando um pouco mais rapidamente.

O primeiro caso documentado foi relatado em Berlim em 1º de março. Nos dias que se seguiram, houve inicialmente mais casos individuais. Em 9 de março, o aumento diário nos números publicados estava entre 20 e 46%. Os períodos de duplicação variaram de dois a pouco mais de três dias. Isso não leva em consideração o número de finais de semana incompletos, porque nem todas as autoridades de saúde transmitem valores.

Na terceira semana de 16 de março, os aumentos percentuais diminuíram para valores entre 15 e 36%. O número de infecções confirmadas dobrou aproximadamente a cada 2,5 a 4,5 dias. Na semana passada, de 23 de março, o aumento foi de 11 a 18% e os períodos de duplicação foram geralmente pouco mais de 5 dias. A Secretaria de Estado de Saúde e Assuntos Sociais (Lageso) também havia calculado na quinta-feira uma diminuição no aumento percentual na quinta-feira.

No entanto, especialistas enfatizam que é muito cedo para julgar se as medidas de proteção funcionam como restrições de saída. O médico da Reinickendorfer, por exemplo, disse ao dpa no fim de semana que considerava os números atuais de infecções da capital subestimadas. "O aumento no número de casos só pode ser tão grande quanto a capacidade de teste", disse Patrick Larscheid. Os testes ainda estão limitados a 2000 por dia. Mas a necessidade vai além disso. Você não vê todos os casos nas estatísticas. Portanto, comparar os aumentos percentuais com base no número oficial de casos de Berlim é "um erro".

Além disso, deve-se observar um intervalo de tempo entre a infecção e os resultados dos testes. Também não se sabe quantos testes foram realizados em Berlim até o momento. Os critérios de teste são relativamente rigorosos, mas foram recentemente relaxados. Na quinta-feira passada, o Instituto Robert Koch (RKI) anunciou que uma estadia anterior em uma área de risco como o Tirol do Sul não é mais um pré-requisito para o teste. Segundo o RKI, apenas pessoas com sintomas devem ser testadas. A decisão com base em critérios adicionais, como o contato com um caso confirmado de Sars-CoV-2, é tomada pelo médico assistente.



Nenhum comentário