Coronavírus tem maior retidão em clima quente e úmido

Embora não o suficiente para uma eliminação, mas, a pandemia pode diminuir no verão 


Existem alguns estudos que convergem na hipótese de que o COVID-19 prefere um clima frio e seco em comparação com países com climas quentes e úmidos. Um fenômeno que já era conhecido pelo vírus SARS.


Mais casos entre 3-13 graus

Na análise mais recente dos dados coletados pela Universidade Johns Hopkins realizada pelo MIT em Boston, mostra-se que o número máximo de casos de coronavírus ocorreu em regiões com temperaturas entre 3 e 13 ° C. Pelo contrário, países com temperaturas médias mais altas a 18 ° C, eles viram menos de 5% do total de casos. Esse modelo também funciona para os EUA, onde os estados do sul (como Texas, Flórida e Arizona) registraram até agora uma taxa de crescimento mais lenta que os estados do norte (como Washington, Nova York e Colorado).


O vírus prefere cidades frias e secas

Dois outros estudos observaram a mesma dinâmica: o primeiro, publicado recentemente por dois pesquisadores espanhóis e finlandeses, descobriu que até agora 95% dos casos positivos em todo o mundo ocorreram a temperaturas entre -2 e 10 ° C em condições secas . O segundo, publicado no início deste mês por uma equipe liderada por pesquisadores da Universidade de Beihang, na China , examinou a situação nas cidades chinesas e constatou que nos primeiros dias da epidemia, em janeiro, antes de qualquer intervenção do governo, cidades quentes e úmidas viram uma taxa de difusão mais lenta que as frias e secas.


Difusão e distribuição de casos em março (fonte Beihang University)

Previsões matemáticas

No mesmo estudo, de acordo com o modelo observado na China, os pesquisadores compuseram dois mapas mostrando a propagação do vírus no mundo em março e a previsão (apenas em estimativa matemática) de como seria em julho se considerássemos que o vírus seguia a variável climática da maneira hipotética.


Difusão e distribuição de casos em junho (fonte Universidade Beihang)


Cuidado em várias frentes

Nenhum desses artigos recebeu a chamada revisão por pares e as correlações entre difusão e condições climáticas podem ser devidas a outros tipos de variáveis: por exemplo, as respostas dos governos, as linhas de infecção, a falta de testes a serem submetidos a população. 

Em um post recente, Marc Lipsitch, diretor do Centro de Dinâmica de Doenças Transmissíveisna Harvard School of Public Health, ecoou esta análise: "Embora possamos esperar diminuições modestas na infecciosidade do SARS-CoV-2 em condições climáticas mais quentes e úmidas, não é razoável esperar que essas reduções desacelerem a transmissão por si só. o suficiente para criar a redução da curva ». Os cientistas também apontam que entre 11 e 19 de março houve um aumento no número de casos em regiões com temperaturas> 18 ° C de pelo menos 10.000 pessoas. São, portanto, dados baseados em observações: A relação entre o número de casos / temperatura e umidade é forte, porém não sabemos qual fator ambiental é mais importante. Pode ser temperatura ou umidade ou ambos. É verdade que o vírus SARS estava perdendo sua capacidade de sobreviver em temperaturas mais altas.


Mal podemos esperar pelo verão

Mas para o hemisfério norte o caminho a seguir não muda: isolamento e distanciamento social mais o fechamento quase total, medidas que, no entanto, parecem funcionar, além das birras do tempo. Além disso, não podemos dar ao luxo de agir para esperar o verão. A boa notícia é que, se o clima for importante, a natureza também estará a nosso favor nos próximos meses.





  Pesquisas e publicação de de Silvia Turin, 
Exclusivo Digoreste News  




Nenhum comentário