Lixo e entulho tomam conta do pátio da Igreja da Boa Morte no centro histórico de Cuiabá (Fotos)

Prédio religioso também sofre com a ação do tempo e humana. Paredes estão pichadas e apresentam rachaduras


 Sábado, 17 de fevereiro de 2024 

Uma das mais antigas igrejas de Cuiabá, a de Nossa Senhora da Boa Morte e Glória, localizada na região central, sofre com o acúmulo de lixo e entulho no pátio e seu entorno. Além disso, o prédio religioso sofre com a ação do tempo e humana. As paredes do templo religioso estão pichadas e apresentam rachaduras. A prefeitura diz que a situação se dá em função do descarte irregular por parte da população e que a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) faz a limpeza diária no local. Também informou que a Secretaria de Ordem Pública (Sorp) fiscaliza o descarte irregular. 

A reportagem do HNT esteve na praça da igreja e presenciou a situação no entorno. No local, havia galhos de árvores amontoados, sacos plásticos de lixo e alguns objetos espalhados, como copos plásticos que podem, inclusive, servir de viveiro para o mosquito da dengue. 

Ao percorrer o entorno da igreja, também é possível notar que as paredes estão com rachaduras e foram pichadas por vândalos. 

Um esgoto também corre a céu aberto na rua Cândido Mariano, popularmente conhecida como "rua das óticas", que dá acesso à igreja (veja fotos no fim da matéria). 

O comerciante Miguel Gonçalo, que vende cachorro-quente na lateral da igreja, contou que o esgoto escorre há anos e nada é feito pelo poder público. "É um cheiro forte que ninguém aguenta! Eu aqui não sofro muito, porque estou um pouco longe, mas meu amigo que tem uma ótica ali sofre demais", disse. No templo, há missas aos sábados.

Miguel Gonçalo também contou que muitas pessoas param no entorno da igreja para fazer uso de drogas. Ele vende cachorro-quente no mesmo ponto há 35 anos e disse que já presenciou várias situações no local de trabalho. 


IGREJA DA BOA MORTE

Construída em 1810, pela Irmandade dos Pardos da Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá, a Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte e Glória é uma das mais antigas da Capital e atualmente é um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Conforme o historiador Suelme Fernandes, no Brasil, existem apenas outras 36 igrejas de devoção à Nossa Senhora da Boa Morte. A de Cuiabá é a única em todo o estado de Mato Grosso. 

Com relação à Irmandade dos Pardos que fundou a igreja, Suelme explicou que eram pessoas fruto da miscigenação, que "fundou outro tipo de povo e identidade". 

"Esse pardo já era um homem ou uma mulher que vivia na Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá e passou a não ser aceito dentro da igreja matriz (Catedral Basílica Bom Jesus de Cuiabá), que era uma igreja de brancos e muito menos na Igreja de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, que era uma igreja de negros", explicou. 

A reportagem procurou a Secretaria de Limpeza Urbana de Cuiabá (Limpurb), que encaminhou a seguinte nota: 


Nota à Imprensa

Com relação à demanda, a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb) esclarece:

- Uma equipe de fiscalização da Limpurb irá até a localidade averiguar a situação;

- Devido à chuva, as operações atrasam, mas as equipes estão acelerando o máximo possível para cumprir o dever com o cidadão;

* No entanto, vale ressaltar que, essa região passa por limpeza diariamente, com equipes que atendem exclusivamente a região Central da cidade.

Disse ainda que, com relação ao descarte irregular de lixo, a Limpurb e a Secretaria de Ordem Pública (Sorp) fazem fiscalização: 

- A LIMPURB realiza operações contínuas para fiscalizar pessoas que realizam o descarte irregular de resíduos. Em 2023, mais de 20 pessoas e empresas foram multadas; Essas situações relatadas serão averiguadas pela vistoria da LIMPURB;

- A orientação é que o cidadão ligue no canal oficial para a denúncia Disque denúncia (3616-9614), que funciona no horário comercial de segunda a sexta-feira.

- Além disso, a secretaria explica que o denunciante não precisa se identificar no ato da reclamação. E que o atendente após ouvir o relato, irá passar um número de protocolo para confirmação da denúncia e oficialização do atendimento e, consequentemente, a viabilização de uma equipe ao local.



 Digoreste news 
 Reportagem do HTN Hipernotícias 


Nenhum comentário