15 anos sem o mestre Canhoto da Paraíba, o violonista que tocava o violão pelo avesso (Vídeo)

Por ser canhoto, ele tocava com o violão invertido, sem inverter as cordas, pois precisava compartilhar o mesmo violão com seus irmãos, destros. 


 Domingo, 23 de abril de 2023 

No dia 24 de abril de 2008, aos 82 anos de idade, partia em Paulista - PE, um dos maiores violonistas da história de nossa Música Popular, o mestre Canhoto da Paraíba. 

Nascido em 09 de março de 1.926 em Princesa Isabel, o violonista e compositor paraibano, Francisco Soares de Araújo, era de uma família de músicos. O avô clarinetista, o pai tocava violão, os irmãos (nove) revezavam-se entre outros instrumentos.

Como necessitava compartilhar com os irmãos destros o mesmo instrumento, Canhoto da Paraíba desenvolveu uma técnica especial de dedilhar o violão, tocando os acordes com a mão direita e usando a esquerda para o dedilhado das cordas, sem invertê-las.

Ou seja, um violão “tocado pelo avesso”, como diz o título de um dos seus discos gravados.

Canhoto da Paraíba é apontado como um violonista de primeira grandeza por outros grandes nomes de nossa Música Popular, como Pixinguinha, Luperce Miranda, Dilermando Reis, Jacob do Bandolim, dentre tantos outros.

No vídeo abaixo, curtam um pot-pourri que inclui sua famosa composição 'Pisando em Brasa', 'Asa Branca' (Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira) e 'Vassourinhas' (Joana Batista Ramos / Matias da Rocha), tocado por Canhoto da Paraíba e um time de craques da Música Popular Brasileira: Paulinho da Viola (cavaquinho); Cesar Faria (violão) e Celsinho Silva (percussão)!

Canhoto da Paraíba com "o violão tocado pelo avesso" é o homenageado no espaço "Famosos que partiram" do  Digoreste News .

 Vídeo 





Nenhum comentário