Vídeo mostra que Vereador Paccola atirou nas costas do agente penitenciário, contradizendo sua versão - veja vídeo

Segundo o vereador, a vítima havia se virado em direção a ele com a arma em punho, fazendo com que o parlamentar agisse em legítima defesa. 


 04 de julho de 2022 

Novas imagens das câmeras de segurança mostram que o vereador tenente-coronel Marcos Paccola (Republicanos) atirou nas costas do agente penitenciário Alexandre Miyagawa, de 41 anos, na sexta-feira (1º). Em nota, Paccola disse que agiu em legítima defesa. Conforme mostram as novas imagens, Alexandre foi atingido nas costas e, ao cair, ficou de bruços na rua. (Veja vídeo acima).

As imagens contradizem a versão do vereador, de que a vítima havia se virado em direção a ele com a arma em punho, fazendo com que o parlamentar agisse em legítima defesa.

O vídeo mostra Alexandre e a namorada Janaína Sá caminhando em direção ao carro deles. Ela estava um pouco afastada do companheiro quando foram disparados os tiros. Não é possível saber o que eles falam no vídeo

Segundo a assessoria do vereador, ele teria ouvido que Janaína estaria sendo ameaçada. Contudo, ela negou que estivesse sendo agredida ou violentada.

Nesta segunda-feira (4), Paccola afirmou, em coletiva de imprensa na Câmara de Vereadores, que agiu dentro dos 'procedimentos técnicos' de uma situação como aquela e prestou condolências à família da vítima.

“É triste demais, na minha posição. Então, imagina tirar a vida de um colega de profissão em uma situação que eu realmente não gostaria de estar passando, mas na certeza de ter feito o procedimento técnico, da forma correta”, afirmou.


 Veja o Vídeo 


Entenda o caso

Câmeras de segurança registraram o momento em que um veículo branco entra na contramão em alta velocidade na rua Rua Presidente Arthur Bernardes, Bairro Quilombo, em Cuiabá. Conforme o vídeo, dois minutos depois, um carro preto para no meio da rua e o vereador desce do veículo com uma arma na mão.

Ele atravessa a rua e conversa com pessoas que estavam em uma distribuidora na esquina e depois vai até o local onde estava Alexandre e a namorada dele.

De acordo com a assessoria de imprensa do vereador, ele estaria passando pelo local e foi informado que havia um homem armado ameaçando populares e iria matar uma mulher. A assessoria disse que o vereador chegou a dar voz de prisão.

Segundo a namorada do agente, Janaína, eles entraram na contramão para que ela utilizasse o banheiro da distribuidora de bebidas.

Ela disse que desceu do carro rápido e algumas pessoas que estavam no local começaram a xingar ela por ter entrado na contramão. Com isso, ela ignorou os xingamentos e atravessou a rua para ir até o estabelecimento.

"Sai andando rápido para ir no banheiro na distribuidora e o 'Japa' tem mania de andar com a mão na camisa, mania de policial, tipo fazendo guarda atrás de mim e disse: 'amor espera'. Depois disso eu só vi ele caindo no chão", disse.

De acordo com Janaína, o namorado não portava nenhuma arma na mão, e sim um aparelho eletrônico.

"Era o celular. Nos vídeos dava para ver que a arma tava nele e tiraram. Ele estava com o celular porque estava o corpo, o celular e a carteira que estava caída no chão. Se ele tivesse com a arma na mão, como o vereador está falando, quando ele tivesse caído, a arma estaria lá, mas estava na cintura, então morto ele colocou na cintura? Depois ele estava falando que deu voz de prisão. Ele não deu porque eu vi", disse.

Ela informou que nunca havia sido ameaçada pelo companheiro e tinham uma boa relação. Segundo a namorada, o vereador efetuou quatro disparos contra Alexandre.


Repercussão

O Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso (SINDPSS) emitiu uma nota de pesar sobre a morte do colega de profissão e prestou condolências à família e amigos de Alexandre.

Segundo o sindicato, durante todo o período em que ele trabalhou junto ao sistema socioeducativo sempre se destacou com bom desempenho e nunca respondeu a qualquer processo administrativo ou judicial.

"O sindicato se solidariza a família enlutada, pedindo força a Deus para confortar o coração dos familiares e amigos do servidor Alexandre Miyagawa, carinhosamente conhecido entre os amigos por “Japão”, disse.

A Polícia Civil investiga o caso.


Nenhum comentário