Governo de MT - Alunos de escola do estado têm aula sem luz e água suja em Várzea Grande - Veja vídeos

 Alunos pegam água em reservatório para descarga, andando entre fios elétricos e entulho


 Terça-feira, 26 de julho de 2022 

Em pleno século 21, ainda somos obrigados a conviver com barbaridades do setor público, que afeta a vida, a saúde e a dignidade humana.

Alunos da Escola Estadual Jercy Jacob, em Várzea Grande, estão assistindo aula em local totalmente insalubre e inseguro essa semana. O espaço passa por reforma há semanas, mas as atividades retornaram nesta segunda-feira (25) depois das férias, mesmo sem energia elétrica, água e em meio a fios e entulhos de obras.

Na manhã desta terça-feira (26), servidores e estudantes fizeram protesto e gravaram vídeos denunciando a precariedade do local. Filmagens encaminhadas a reportagem  pela professora Josete Maria da Silva mostram salas escuras, alunos pegando água em reservatório para descarga nos sanitários, fios elétricos expostos e entulho pelo local.

A autora dos vídeos relata que o calor é insuportável dentro das salas nestes dias em que a região Metropolitana marca acima dos 35°C.

Não há água limpa para fazer a merenda e a recomendação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), segundo a denúncia, é que seja usava água armazenada em tambor de lixo para fazer o lanche.

Outro vídeo mostra a água escura em recipiente usado para fazer as refeições.

“Olha o reservatório aqui que eles querem que pegue água para fazer lanche para as crianças. Fazer comida com essa água aqui. Galão é de botar lixo”, relata a denunciante em um dos dos vídeos.

Indignados com a situação, alunos foram ao pátio da escola com cartazes exigindo melhoras no local. Servidores também reforçam o apelo contra a precariedade da educação.

Na segunda-feira, o servidor da Secretaria de Estado de Saúde (SES) Moacyr Assis Ribeiro morreu eletrocutado em obra da Superintendência de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado de Saúde, localizada no bairro Carumbé, em Cuiabá, que passa por reforma.

No momento do acidente, ele morreu um andaime para que caminhão passasse, neste momento houve contato com fio elétrico e ele recebeu o choque.


Outro lado

A Seduc foi procurada e questionada sobre a reforma, prazos e a precariedade as quais os alunos estão submetidos, mas não encaminhou resposta até a publicação da matéria.

 Vídeo I 




 Vídeo II 




 Vídeo III 






Digoreste News
Com Gazeta Digital

Nenhum comentário