Fux lembra corrupção no governo Lula e diz que ninguém pode esquecer casos "históricos de corrupção no Brasil"

"Ninguém pode esquecer que ocorreu no Brasil, no mensalão, na Lava-Jato, muito embora tenha havido uma anulação formal", disse o presidente do STF


 Sexta-feira, 10 de junho de 2022 

Após o STF ter anulado várias decisões da operação Lava Jato, o presidente da Corte, Luiz Fux, afirmou hoje em um evento em Belém que o brasileiro “não pode esquecer” os vários casos históricos de corrupção no país.

“Tive a oportunidade, nesses dez anos de Supremo Tribunal Federal, de julgar de casos referentes a corrupção, que ocorreu no Brasil. Ninguém pode esquecer o que ocorreu no Brasil, no mensalão, na Lava-Jato, muito embora tenha havido uma anulação formal, mas aqueles 50 milhões das malas eram verdadeiros, não eram notas americanas falsificadas. O gerente que trabalhava na Petrobras devolveu 98 milhões de dólares e confessou efetivamente que tinha assim agido”, disse Fux em evento de homenagem aos 75 anos do TCE do Pará.

A fala foi uma referência aos R$ 51 milhões encontrados em um bunker do ex-ministro Geddel Vieira Lima e aos 98 milhões de dólares que o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco disse ter desviado para pagamento de propina.

Os casos Mensalão e Lava-Jato, ocorreram no governo Lula, tendo o segundo, levado o ex-presidente a prisão, além de ter sido estendido no governo Dilma.

Nenhum comentário