Ministro Fábio Faria faz enquete para atacar Datafolha, mas maioria diz confiar no instituto.


 Quinta-feira, 26 de Maio de 2022  

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, fez enquete no Twitter para questionar resultados da pesquisa Datafolha, que mostrou hoje o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% das intenções de voto contra 27% do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

"Em qual desses 4 vocês acreditam?", publicou o ministro, apresentando as opções: Papai Noel, Duendes, Pinóquio e Datafolha. 

O resultado - A maioria dos usuários do Twitter que responderam à enquete afirmaram confiar no instituto de pesquisa. Com mais de 70 mil votos únicos, até as 20h de hoje, a opção Datafolha tinha 72,6% das respostas da enquete, seguida por Papai Noel (17%), Pinóquio (4,8%) e Duendes (5,5%).

A reportagem entrou em contato com o ministro para questionar o objetivo e caráter da enquete. Esta reportagem será atualizada em caso de eventual manifestação.

Além dele, o também ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) ironizou o resultado: "Papai Noel", respondeu Nogueira em interação com Faria pelo Twitter. 

Num eventual segundo turno, a pesquisa indica que Lula teria 58% das intenções de voto contra 33% de Bolsonaro. 

Para a pesquisa divulgada hoje, o Datafolha ouviu 2.556 pessoas, o que resulta numa margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. 


Faria já comemorou resultados do Datafolha

Em agosto de 2020, Fábio Faria comemorou um levantamento em que o Datafolha mostrava que Bolsonaro havia atingido sua melhor avaliação desde o início do mandato. 

"Excelente! O presidente Jair Bolsonaro atingiu sua melhor avaliação desde o início do mandato, segundo pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo. É muito bom ver os brasileiros reconhecendo o grande trabalho que vem sendo feito pelo governo em todas as frentes", escreveu Faria, que havia sido nomeado ministro em junho de 2020.



Nenhum comentário