Sindenergia MT doa cerca de R$ 180 mil reais em equipamentos para curso de qualificação do IFMT

 O mercado de energia renovável, principalmente da fotovoltaica, está crescendo muito, e precisa da capacitação de profissionais. 


Segunda-feira, 21 de março de 2022

O Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia), representado pelo presidente Tiago Vianna de Arruda, e diretoria, vai  doar cerca de R$ 180 mil reais em placas solares, inversores, cabos elétricos, quadros de energia elétrica, e acessórios para montagens de estruturas de placas de energia solar para o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

A entrega será realizada na sede do IFMT, no Campus Cuiabá, rua Professora Zulmira Canavarros, nº 95, no dia 23 de março, às 18h.

Os equipamentos serão utilizados no Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Energia, promovido pelo Programa do Governo Federal Qualifica Mais Energif, realizado pelo IFMT, em Mato Grosso. Serão disponibilizadas cerca de 600 vagas, as segunda turma deve começar em abril deste ano. Os candidatos podem ingressar apenas com o ensino fundamental.

“Atualmente estamos vivendo uma verdadeira revolução no mercado de geração distribuída de energia com energia solar. A alta procura por instalação de placas fotovoltaicas, elevou também a demanda por mão de obra qualificada, principalmente que possa projetar e instalar sistemas com qualidade visando maximizar a produtividade e segurança.  E em Mato Grosso está em falta, por isso, apoiamos as entidades que realizam cursos de qualificação, além de também promovermos alguns  de curta duração no segmento para atender à demanda que cresce a cada dia”, explica Tiago Viana.

O presidente do Sindenergia MT complementa que, “o momento é propício para investir na carreira e aprender sobre energia solar, e o mais importante é que os profissionais tenham uma boa formação e se dediquem ao setor, desta forma poderão aproveitar dos frutos do crescimento do setor”.

Para o professor Alceu Aparecido Cardoso, diretor-geral do Campus Cuiabá, Octayde Jorge da Silva, falou que o Programa Mais Energif representa para comunidade a capacitação do profissional que o mercado precisa para fomentar a economia.  

“O IFMT tem a missão de formar o cidadão para o trabalho, e para a vida. Nós sabemos que muitos não têm acesso a um curso técnico, porque não conseguem terminar o ensino médio. Então essa parceria com o Governo Federal é para a formação do eletricista, do montador, daquele cidadão que tem o ensino fundamental, e não teve a oportunidade de terminar um curso técnico”, pontua.

Alceu ressalta que, “o mercado de trabalho precisa de mão de obra qualificada para crescer, desde as profissões mais simples até aos diplomados. Somente desta forma, é possível fazer com que a economia cresça, e se desenvolva”. 

“O mercado de energia renovável, principalmente da fotovoltaica, está crescendo muito, e precisa da capacitação de profissionais. Para que a demanda seja coberta com mão de obra qualificada”, afirma Marcelo Ferreira, coordenador do curso de Engenharia Elétrica e Automação, do IFMT.


Qualifica Mais Energif

A chamada foi publicada pela Setec/MEC no mês de setembro de 2021, para oferta de cursos de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis com o objetivo de promover a ampliação da oferta de profissionais qualificados para o segmento das Energias Renováveis, por meio da Bolsa-Formação, para o público-alvo com 18 anos ou mais de idade, e com Ensino Fundamental completo.

O Curso FIC de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis terá uma carga horária de 200 horas, na modalidade presencial. Foram disponibilizadas 1.020 vagas para a Região Centro Oeste e o IFMT foi beneficiado com 600 vagas que serão ofertadas pelos Campi: Cuiabá - Cel Octayde Jorge da Silva, Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste e Campus Avançado de Sinop, todos com 200 vagas cada.



Nenhum comentário