Produção industrial de MT salta e lidera expansão nacional em 2022

O avanço em Mato Grosso, com dois resultados positivos, foi totalmente inverso ao observado no País


 Quarta-feira, 16 de março de 2022 

A produção industrial de Mato Grosso é destaque em expansão – e recuperação – no País. Conforme dados da Pesquisa Mensal da Indústria, do IBGE, o setor abriu o ano com crescimento de 43% em relação ao registrado em janeiro do ano passado. A indústria mato-grossense também se destaca na comparação mensal, com alta de 4% ante dezembro de 2021. Ambos os percentuais são os maiores apurados pelo IBGE no País.

O avanço em Mato Grosso, com dois resultados positivos, foi totalmente inverso ao observado no País, descolando de quedas na média do Brasil, bem como de outros estados alvos da pesquisa. O crescimento mais elevado, por parte do Estado em janeiro de 2022, +43% -, foi impulsionado, em grande parte, pelo avanço observado nas atividades de produtos alimentícios e de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (álcool etílico).

Conforme a Pesquisa, houve queda de 2,4% da produção industrial nacional na passagem de dezembro de 2021 para janeiro de 2022, na série com ajuste sazonal, foi acompanhada por dez dos 15 locais pesquisados. O Amazonas registrou a queda mais acentuada (-130%), eliminando quase toda a expansão verificada em dezembro (14,3%). Em seguida, Minas Gerais (-10,7%), apontando a queda mais elevada desde abril de 2020 (-15,3%) e interrompendo dois meses consecutivos de crescimento na produção, em que havia acumulado ganho de 7,5%. Outro destaque negativo foi o Pará (-9,8%), que já havia registrado recuo (-2,6%) no mês anterior.

Paraná (-5,1%), Pernambuco (-5,0%) e Ceará (-3,8%) também registraram taxas negativas mais intensas do que a média nacional (-2,4%). Além disso, Goiás (-1,7%), a região Nordeste (-1,6%) e os estados do Rio de Janeiro (-1,4%) e de São Paulo (-1,0%) completaram o conjunto de locais com índices negativos em janeiro, embora abaixo da média nacional.

Já na outra ponta, Mato Grosso (4%) e Espírito Santo (2,6%) mostraram os avanços mais elevados em janeiro frente a dezembro, com o primeiro marcando a quarta taxa positiva seguida e acumulando nesse período expansão de 37,6% e o segundo registrando crescimento de 8,8% em dois meses consecutivos de expansão na produção. Bahia (1,2%), Santa Catarina (0,9%) e Rio Grande do Sul (0,8%) assinalaram os demais resultados positivos do mês.

Na média móvel trimestral, a indústria mostrou variação positiva de 0,1% no trimestre encerrado em janeiro de 2022, com sete dos 15 locais pesquisados apontando taxas positivas. Os avanços mais acentuados nessa comparação foram assinalados por Mato Grosso (8,4%), Espírito Santo (1,8%), São Paulo (1,1%), Goiás (1,0%) e Santa Catarina (0,9%). Por outro lado, Pará (-3,0%), Ceará (-2,6%), Pernambuco (-1,7%), Minas Gerais (-1,3%) e Amazonas (-0,9%) registraram os principais recuos.




DigoresteNews/MatoGrossoEconomico

Nenhum comentário