Fiagril adere campanha e transforma lixo eletrônico em investimento para Hospital de Câncer

Os lixos eletrônicos são revendidos e o valor arrecadado é usado para garantir melhorias no HCanMT, que atende milhares de pessoas pelo SUS


 Terça-feira, 29 de março de 2022 

Transformar lixo eletrônico em investimento para salvar vidas é possível. Isto porque, o Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT) realiza uma campanha para incentivar a doação de aparelhos eletrônicos considerados lixo e o valor arrecadado é investido na unidade. A Fiagril entrou como parceira e fez uma grande doação este mês.

A iniciativa foi do time de Tecnologia da Informação da Fiagril, que fez um levantamento dos itens que já não eram utilizados na empresa. Foram repassados ao hospital 76 computadores, 23 monitores e mais 18 notebooks que seriam descartados. Estes equipamentos serão revendidos pelo Hospital de Câncer e o valor poderá ser aplicado em melhorias na unidade que presta um excelente trabalho à sociedade.

A ação é uma iniciativa do HCanMT, Ecodescarte, Teoria Verde e Carvalima Transportes, tendo como realizadores todos os voluntários, grupos, instituições e empresas parceiras em mais de 20 cidades do estado. Esse ano a Fiagril somou a este time e realizou a doação. 

Além de apoiar o hospital, a campanha também ajuda o meio ambiente. O descarte incorreto de resíduos eletrônicos é muito nocivo, uma vez que esses aparelhos são compostos por substâncias que possuem alto poder de contaminação do solo e das águas, como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio. Esses lixos também demoram para se decompor naturalmente, sendo que eles podem ser reaproveitados. 

Segundo o CEO da Fiagril, Henrique Mazzardo, essa ação está ligada diretamente ao propósito da empresa, de transformar vidas, conectando a produção sustentável com o mundo. “Isso passa também por contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde estamos presentes”, ressalta Mazzardo. 


Kits de higiene

Em alusão ao mês da Mulher, a Fiagril também realizou a doação de kits com produtos de higiene feminina para a Central Única das Favelas (Cufa) de Mato Grosso. A empresa montou 110 kits contendo pacotes de absorvente, sabonete, shampoo, condicionador, antitranspirante, pasta de dente e escova de dente. Os materiais serão doados para mulheres, chefes de famílias, que são atendidas pela entidade em bairros carentes de Cuiabá e Várzea Grande. 


O presidente da Cufa, Anderson Zanovello, agradeceu a doação e falou que serão atendidas mulheres de bairros como 24 de Dezembro e Vila Operária em Várzea Grande, além da região mais periférica no Pedra 90, em Cuiabá. Ele conta que as mulheres sentem falta destes produtos quando recebem, por exemplo, uma cesta básica com alimentos, porque nem todas têm condições de comprar itens de higiene, e isto prejudica e muito as mulheres, seja nas escolas ou em um ambiente de trabalho.


Fiagril

A Fiagril atua há mais de 34 anos e é referência na originação de grãos, distribuição de insumos agrícolas, produção de biodiesel e assistência técnica ao produtor. Tem como propósito transformar vidas conectando a produção sustentável com o mundo.


Nenhum comentário