Experiente, professora Mabel Strobel fala sobre as conquistas e desafios das mulheres


 Quinta-feira, 24 de março de 2024 

No mês em que o destaque é a mulher, um exemplo de amor à profissão, Mabel Strobel Moreira da Silva, se aposentou após 34 anos anos dedicados à Educação. Como uma homenagem as profissionais da educação, a professora Mabel falou um pouco sobre os desafios da profissão, o papel da mulher e sobre a educação pública de Cuiabá.

Professora nas redes públicas municipal de Cuiabá (1988), e estadual, professora universitária, Mabel Strobel ocupou vários cargos nas Secretarias Estadual e Municipal de Educação. Atuou como secretária de Educação em Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço e Cuiabá.  Coordenou a elaboração das políticas educacionais:  Escola Sarã; Escola Ciclada de Mato Grosso; Escola Apoena e Escola Cuiabana, além de ser a autora de mais de vinte publicações para Rede Pública de Ensino.

Antes de se aposentar Mabel Strobel coordenou a elaboração da política municipal de Educação – a Escola Cuiabana, um trabalho de peso, que colocou a Capital, numa posição de destaque. Considerado como um marco histórico, o trabalho marca os últimos 20 anos da Educação Pública Municipal e, é o resultado das discussões em torno dos processos de ensino e aprendizagem, oferecendo  novas bases teóricas e metodológicas para que as unidades educacionais,  com base na concepção multicultural da Escola Cuiabana, possam reorganizar seus Projetos Político-Pedagógicos, em consonância com a legislação em vigor e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Temos um longo caminho a seguir e vamos avançar muito entretanto, o  caminho percorrido até aqui construiu os pilares das mudanças e transformações da Educação Pública para as próximas décadas”, disse Mabel Strobel.

Sobre o papel da mulher, a professora Mabel destacou que uma das  questões mais marcantes é a própria trajetória feminina  na busca por conquistar espaços na sociedade e na profissão.   Para ela, na Educação e em outras áreas, as mulheres transformaram o contexto social com sabedoria, muita luta e nessa trajetória, vislumbraram o magistério como profissão.  

“Mesmo tendo seu direito a educação renegado, só podendo estudar após mais de 300 anos da colonização do Brasil, as mulheres tornaram-se os pilares da construção educacional e da formação da população brasileira”, destacou a professora.  

Mabel Strobel lembra que hoje muitas mulheres estão na linha de frente, fazendo história e servindo de inspiração para as outras, como secretárias de educação, professoras, gestoras escolares, advogadas, deputadas, etc. No agronegócio, na  saúde pública e na ciência onde a maior porcentagem de artigos científicos da América Latina são assinados por mulheres brasileiras.

“Entretanto, a luta das mulheres continua! Precisamos apoiar as leis que protegem a mulher e garantem qualidade de vida e direitos como a lei de prevenção da violência contra a mulher como tema transversal nos currículos da Educação Básica, a lei Carolina Dieckmann que penaliza a pessoa que obtiver informações do seu computador e fotos e vídeos sem autorização, a lei Maria da Penha e outras. É preciso avançar nas conquistas”, destaca a educadora lembrando que ainda são poucas as mulheres nos cargos políticos e que pouco conhecemos sobre as propostas da bancada feminina na Câmara e no Senado Federal. “Outro fator é a desigualdade de gênero, salários menores e mais propensas ao desemprego que os homens apesar da mesma escolaridade”, disse a professora.

Sobre a pandemia, Mabel Strobell ressalta que as mulheres foram atingidas de maneiras diferentes. “Muitas chefes de família em sua maioria negras e de baixa renda ficaram na dependência de cestas básicas, auxílio emergencial e outros benefícios. No home office, tiveram que conciliar o trabalho ou a falta dele, com a criação e aprendizagem dos filhos em um ambiente de isolamento social e, em muitos casos, essas condições e o isolamento, fizeram muitas serem reféns da violência doméstica. Este é um problema muito presente no Brasil e em especial em Mato Grosso”, disse ela.  

Para a educadora, as mulheres são símbolos de sonhos, resistência e força! “Sonhamos com o direito de viver sem violência e isso é uma luta diária, de todos nós e implica também na educação. Educação para o combate à violência, e educação para compartilhar os deveres pessoais, profissionais e domésticos, pois a sobrecarga tem levado a problemas de ansiedade, estresse e depressão.  Viver sem o assédio, sem medo e sem os tabus socioculturais. Mais respeito e valorização em todos os sentidos, seja na vida pessoal ou profissional. Ser vista como pessoa que pode alcançar qualquer objetivo que desejar, sem barreiras para os seus sonhos:  o que é melhor para você, mulher? Onde você quer estar e chegar?”, destacou.


Biografia

Natural de Chapada dos Guimarães, MT, Mabel Strobel é doutoranda em Ciências da Educação (UNR/Argentina); Mestre em Filosofia na Educação (UFMT) universidade onde cursou Pedagogia.

Com aperfeiçoamento superior em  Filosofia pela Montclair State University (Estados Unidos da América/USA) e em Gestão Pública e Inovação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro UTAD (Vila Real/Portugal).  Possui especialização em Supervisão e Currículo (Instituto Metodista de Ensino Superior/SP). Especialização em Filosofia ao Alcance das Crianças (UFMT). Professora na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá (aposentada) e da Rede Estadual de Mato Grosso.  Professora universitária. Ocupou vários cargos na SEDUC e na SME. Atuou como Secretária de Educação em Chapada dos Guimarães, Barão de Melgaço e Cuiabá.  Coordenou a elaboração das seguintes políticas educacionais:  Escola Sarã; Escola Ciclada de Mato Grosso; Escola Apoena e Escola Cuiabana. 

Elaborou mais de vinte obras sendo publicações de livros para Rede Pública de Ensino. Disputou como candidata a prefeita de Chapada dos Guimarães. Implantou o Coral Infanto-Juvenil  em Chapada dos Guimarães dentre outros projetos.


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