Câmara de Cuiabá aprova criação de CPI para investigar Águas Cuiabá

 Investigação visa apurar a qualidade da exploração dos serviços


 Quarta-feira, 23 de março de 2022 

A proposta para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a Águas Cuiabá, obteve 23 assinaturas, dos 25 vereadores do Legislativo Municipal. O objetivo é investigar a qualidade da exploração dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em Cuiabá.

Com o número suficiente de assinaturas, a Mesa Diretora da Câmara Municipal tem 48 horas para instalar e definir os membros da CPI.

De acordo com o vereador Diego Guimarães (Cidadania), autor da proposta, a concessionária não tem prestado os serviços de maneira satisfatória ao município.

“Ao realizar as obras de implementação da rede de esgoto, a empresa, que deveria fazer a reposição de massa asfáltica em condições adequadas de uso, o faz com material de má qualidade e que cede com facilidade", disse em trecho da justificativa do requerimento.

"Isso propícia a formação de buracos nas ruas, causando danos e prejuízos aos cidadãos e proprietários de veículos do município”, acrescentou.

O vereador ainda ressalta que o serviço de má qualidade vem sendo realizado de forma frequente em vários bairros da capital e está em desacordo com cláusula do contrato de concessão que determina que a concessionária deverá se empenhar para evitar transtornos aos usuários e à população em geral.

A concessionária deve imediatamente após o término das obras ou serviços, criar condições para a pronta abertura total ou parcial do trânsito aos veículos e pedestres nas áreas atingidas, de forma que os locais abertos ao trânsito de veículos e pedestres estejam em perfeitas e adequadas condições de uso.

“Além da reposição asfáltica não estar sendo feita a contento, a qualidade da água fornecida, segundo análise de amostras coletadas entre 2018 e 2020 não é adequada para o consumo seguro da população", afirmou.

"As amostras coletadas apresentaram substâncias acima do limite de segurança estipulado causadoras de doenças crônicas e câncer. Dentre as substâncias, foram encontrados agrotóxicos, elementos inorgânicos e até elementos radioativos”, disse.

Ao todo, a CPI terá 120 dias para as investigações, que podem ser prorrogadas.

23 vereadores assinaram favoráveis a abertura da CPI, apenas os vereadores Juca do Guaraná e Rodrigo Arruda e Sá n~]ao assinaram. 




 DigoresteNews/MídiaNews 


Nenhum comentário