CÁCERES - "O Velho Oeste de MT" registra 17 homicídios em menos de três meses


 Sábado, 26 de março de 2022 

Localizada na Região Oeste de Mato Grosso, a cidade de Cáceres (220 Km de Cuiabá) tem passado por dias que marcam negativamente sua história, dado o número de homicídios ocorridos em menos de 3 meses. 

Fundada em 1.778 (243 anos), pelo menos dezessete homicídios nos 85 primeiros dias do ano, retratam a violência desenfreada, que assola a histórica cidade, carinhosamente conhecida como "A Princesinha do Rio Paraguai", mas que hoje, por pertencer a região Oeste do estado, tem trazido à lembrança, os filmes de Faroeste "Velho Oeste" sucesso nas décadas 60, 70 e 80. 

Os números foram apresentados, na manhã desta sexta-feira (25/03), no plenário do Fórum da Comarca, pelo comandante-regional da Polícia Militar, em Cáceres, tenente-coronel, Óttoni César Castro Soares.

“Técnicos da Secretaria de Segurança avaliam a situação de Cáceres como “sui-gêneris”, pois nunca se prendeu tanto e os crimes acontecem. Foram 17 homicídios, de janeiro até agora” afirmou o comandante na abertura da “Roda de Conversas entre a Polícia Militar e a sociedade civil para contextualização dos índices criminais e proposituras de ações preventivas no município”.

Conforme balanço apresentado pelo comandante, de 1 de janeiro até ao dia 24 de março, menos de 3 meses, 361 pessoas foram presas, 24 armas de fogo retiradas de circulação, 161 pessoas presas em flagrante, 42 mandados de prisões cumpridos e ainda 12 veículos roubados recuperados. Disse que o número de roubos é de 42% e o de furto 25% menores que o mesmo período do ano passado.

A situação é preocupante. O oficial explicou que, em todo ano de 2021, foram registrados 42 homicídios nos 12 municípios que compõe a jurisdição do Batalhão PM de Cáceres. Enquanto que, somente no primeiro trimestre desde ano, já foram 17, apenas em Cáceres. Nos 11 municípios restantes foram registrados 7 neste ano, o que totaliza 24.

Vila Irene, São Lourenço, Jardim Universitário, Jardim Paraíso, Massa Barro, DNER, Vila Nova, Empa e Nova Era, são os bairros, de acordo com a polícia, com maiores desestruturas sociais que contribuem para que crianças sejam cooptadas pelo crime organizado.

A proposta, conforme o comandante policial, será atuar em fatores que representam a causa das violências. Coronel Ótonni ressaltou que, projetos de cunho sociais, serão as ferramentas principais para resgatar e impedir que a juventude tomem o caminho do crime.

Durante a “Roda de Conversas” várias pessoas se manifestaram. A maioria classificou como “louvável” a iniciativa do comando da PM. Outros cobraram dos governos estadual municipal e federal, políticas públicas, para reverter a situação. A reunião contou a participação de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário além de representantes de entidades e clubes de serviços.



Nenhum comentário