Prisões por corrupção no Brasil caíram ao menor patamar dos últimos 14 anos

 Levantamento foi obtido pela agência Fiquem Sabendo, por meio da LAI


 Quarta-feira, 02 de fevereiro de 2022 

Prisões por corrupção no Brasil caíram ao menor patamar dos últimos 14 anos, segundo levantamento obtido pela agência Fiquem Sabendo, por meio da LAI

Prisões por corrupção no Brasil caíram ao menor patamar dos últimos 14 anos, segundo dados da Coordenação de Repressão à Corrupção da Polícia Federal obtidos pela agência Fiquem Sabendo, por meio da Lei de Acesso à Informação.

Em 2021, foram apenas 143 prisões entre janeiro e setembro, uma queda de 44% em relação ao mesmo período de 2020.

Como O Antagonista noticiou na ocasião, uma das primeiras medidas de André Mendonça ao suceder Sergio Moro no Ministério da Justiça e da Segurança Pública foi mudar o foco de atuação da PF, que passou a concentrar esforços na repressão às drogas — política foi mantida por Anderson Torres.

O Estadão lembra que, ao assumir o comando da PF, Paulo Maiurino promoveu uma série de mudanças na cúpula da instituição, inclusive na Coordenadoria-Geral de Repressão à Corrupção: o delegado Isalino Giacomet substituiu Thiago Delabary, que investigou Michel Temer (MDB) na época da Lava Jato. “O inquérito contra o emedebista acabou arquivado.”

A redução de prisões por corrupção também coincide com a gestão de Augusto Aras na PGR. Crítico do que chama de “lavajatismo”, o procurador-geral desmontou o bem-sucedido modelo de força-tarefa, perseguiu ex-integrantes da Lava Jato e engavetou investigações.

Numa live com advogados petistas, disse que o lavajatismo haveria “de ser superado pelo natural, bom e antigo enfrentamento à corrupção”.

Nenhum comentário