Entidades reforçam que comércio de Cuiabá e VG poderá funcionar nos dias de carnaval

 Foi decretado ponto facultativo ao funcionalismo público, tanto municipal quanto estadual. Veja demais serviços


 Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022 

Para minimizar o impacto econômico que o excesso de feriados causados ao comércio de Cuiabá e Várzea Grande, as prefeituras das duas cidades decidiram tornar ponto facultativo o feriado de Carnaval, celebrado entre os dias 28 de fevereiro a 1º de março. A decisão foi publicada em decreto ainda no ano passado, tanto na Capital (nº 8.888/2021) quanto no município vizinho (nº 113/2021).

A Fecomércio de Mato Grosso pontua que caso fosse mantido o feriado, a remuneração das horas trabalhadas dos empregados envolvidos seria em dobro, incluída as comissões de vendas que serão calculadas pela média mensal, respeitando, assim, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que abrange os municípios.

O presidente da Fecomércio/MT, José Wenceslau de Souza Júnior, lembra do prejuízo causado ao setor pela pandemia. “Muitos estabelecimentos não conseguiram sobreviver a este período, prejudicando a vida de empresários e de trabalhadores do comércio. Com essa medida, todos ganham, inclusive, o próprio Estado com o aumento da arrecadação de mais impostos”.

O presidente da Associação Comercial de Cuiabá (ACC), Jonas Alves, também destaca as perdas que o comércio cuiabano enfrentou, “sendo bastante castigado nos últimos dois anos e que agora precisa de estímulo para permanecer aberto, movimentando a economia, com geração de emprego e renda. Dessa forma, os empresários podem abrir as portas normalmente, sem ônus trabalhista, de acordo com o que foi definido na Convenção Coletiva de Trabalho”.

Com relação ao funcionalismo público, tanto municipal quanto estadual, também foi decretado ponto facultativo. Já no caso das agências bancárias, não haverá funcionamento na segunda e terça-feira de carnaval. As atividades voltarão à normalidade na Quarta-Feira de Cinzas.

A Fecomécio lembra, ainda, que existem municípios mato-grossenses onde a data é considerada feriado, para isso, recomenda-se a observância das leis nos respectivos municípios ou dos decretos municipais já publicados sobre o assunto.

CORREIOS – Durante o período de véspera e feriado de Carnaval, não haverá funcionamento das agências dos Correios em Mato Grosso: a partir de sábado (26/2) até terça-feira (01/3).

Na quarta-feira de cinzas (1º/3) o atendimento ao público ocorrerá a partir das 12h  (meio-dia).

GANHA TEMPO – As unidades do Ganha Tempo não funcionarão na segunda e na terça-feira. Os postos localizados na Praça Ipiranga, nos bairros Cristo Rei e CPA 1, e as unidades no interior do Estado retomam o atendimento na próxima quarta-feira, às 8h. O posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) também segue o mesmo padrão de funcionamento.

Nenhum comentário