Cidade de MT possui maior concentração de onças-pintadas da América Latina, diz pesquisa

A presença do maior felino do Brasil na região atrai turistas. Os encontros podem ser inesperados, mas em outros casos são desejados.


 Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022 

A área de reserva Taiamã, em Cáceres (220 km de Cuiabá), possui a maior concentração de onças-pintadas da América Latina, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). As onças dessa região possuem hábitos alimentares diferentes de outros animais desta mesma espécie.

A reserva fica às margens do Rio Paraguai, por isso, as onças se alimentam de jacarés e peixes. Por causa desses hábitos, os pesquisadores denominam esses animais como 'onças pescadoras'.

De acordo com o biólogo e pesquisador da Unemat, Manoel dos Santos, as onças são animais que conseguem se adaptar em ambientes aquáticos.

"Nessa área a demanda por terra firme é grande. Apesar da onça ser um animal extremamente adaptável ao ambiente aquático, elas usam esses locais secos para descanso", contou.

A presença do maior felino do Brasil na região também atrai turistas. Os encontros às vezes podem ser inesperados, mas em outros casos são desejados.

Segundo o cabo da polícia ambiental, Daniel Silva Mendes, a orientação é não se aproximar das onças.

"Todo ano, são registradas várias ocorrências envolvendo animais no Pantanal, principalmente com onça-parda e onça-pintada porque as pessoas tentam se aproximar para tirar foto ou alimentar. Não faça isso, são animais selvagens. Se chegar perto desse animal, se afaste lentamente, não faça barulho nem movimentos bruscos", disse.


Clique aqui e assista a reportagem

Nenhum comentário