Mal conservação e falta de gerência, permitem 108 furtos nos parques públicos de Cuiabá em 1 ano.

Ausência de segurança, abandono, bebedouros e banheiros sem funcionar, cestos de lixo quebrados, entre outros


 Quarta-feira, 08 de dezembro de 2021 

Dados levantados pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp), no período de 12 meses (entre outubro de 2020 e outubro de 2021) apontam para registros de 108 furtos nos parques públicos na Capital de Mato Grosso, sem divulgação de dados específicos de cada espaço.

Os visitantes dos parques de Cuiabá com finalidades de lazer ou atividades físicas, se queixam do menosprezo, falta de infraestrutura e segurança, vistos de forma precária. 

Entre os parques, o Tia Nair, estabelecido nas proximidades do bairro Jardim Itália, é talvez o que tem sido alvo de maiores críticas. A estrutura em abandono registra falta de iluminação, básico para a segurança dos visitantes, além de bebedouros desativados e Banheiros interrompidos, entre outros apontamentos.

Duas pessoas relataram a imprensa na última semana que foram alvo de furtos. De acordo com os relatos, elas deixaram as motos modelo Biz estacionadas, e aproximadamente 2 horas depois, ao retornarem aos veículos, o baú das motociclistas estavam arrombados e os pertences que haviam dentro foram levados.

O suposto crime foi presenciado por um rapaz que se encontrava pelo local. Ele acionou a polícia, alegando ter percebido a atitude estranha de uma dupla em torno das motos. Segundo ele, dois homens em uma moto Biz branca forçavam várias motos. "Chamei a polícia para averiguar”, contou

Informações dão conta que existem policiamentos no local, mas, segundo o denunciante, no dia da ocorrência, uma viatura se encontrava estacionada sob árvores, e não havia nela ou nas proximidades, nenhum policial. Depois que ele realizou a chamada via 190, surgiu um segundo carro da segurança, que realizou rondas na região, sem sucesso.

A insegurança soma-se ao abandono, onde relata-se bebedouros a meses sem funcionar, impedindo a hidratação de quem faz atividade física, a menos que cada um leve água.

Os banheiros, quando abertos, em situação precárias, encardidos, tomados pela ferrugem e outros comprometimentos na estrutura comprometida, representando inclusive, riscos físicos e contra a saúde dos usuários. Outros desmandos são registrados, tais como cestos de lixo para a coleta seletiva quebrados há meses.

O Parque Tia Nair foi Inaugurado em 2015, na gestão do então prefeito Mauro Mendes (atual governador do estado). Implantado sobre uma área contendo 20 hectares, o Parque passou a ter lago, pista de ciclismo e corrida,  pedalinhos e estacionamento para carros e motos. Permanecendo sob os cuidados da Prefeitura da Capital, algumas vezes já houve reformas, sempre incompletas, que não possibilitaram solucionar problemas estruturais crônicos, como acima mencionados.

Embora administração dos parques são de responsabilidade da prefeitura, a segurança é dever também do governo do estado.



Nenhum comentário