Escritora Mato-grossense é premiada por participação em congresso cultural na Suíça

Leni Zilioto foi premiada pelo Institut Cultive Suisse Brésil (ICSB) que promove a cultura, artistas, escritores no Brasil e na Suíça


 Quarta-feira, 01 de dezembro de 2021 

A escritora Leni Zilioto foi premiada após participação em congresso cultural na Suiça. Zilioto, que reside em Lucas do Rio Verde-MT (329 Km de Cuiabá), participou no final do mês passado do Congresso Cultive Internacional Cultural da Mulher. O objetivo do congresso é colocar em evidência as realizações da mulher do passado e do presente e discutir sobre os problemas que cercam a mulher atual

O congresso aconteceu entre os dias 26 a 28 de novembro. A escritora participou das atividades de forma remota. O evento foi realizado pelo Institut Cultive Suisse Brésil (ICSB) que promove a cultura, artistas, escritores no Brasil e na Suíça. O instituto destina a renda líquida do congresso para a Rede de Combate ao Câncer da Paraíba e de Pernambuco.



Homenagem

No congresso, o ICSB homenageia 17 mulheres que realizam um trabalho de destaque na sociedade e no país. Cada uma recebeu o “Prêmio Valkyrie” – Laureat Du L’Institut Cultive Suisse – Bresil.

“Esse prêmio é dado à mulheres em reconhecimento pela sua atuação  na saúde, na proteção do meio ambiente, na solidariedade, na educação, na literatura, na defesa e apoio à mulher, na saúde e na pesquisa, na promoção da cultura no exterior, na solidariedade, no apoio à cultural e no combate à fome”, informa a direção do ICSB, presidido pela brasileira naturalizada suíça Valquiria Imperiano. Ela mora em Genebra desde 1997 e sua atividade cultural levou a ser conhecida como ‘Embaixadora da Lusofonia’.


Leni Zilioto

Natural de Guaporé, Rio Grande do Sul, Leni mora em desde 2010. Entre 2010 a 2014, residiu em Nova Mutum, tendo trabalhado no Departamento de Cultura desempenhando a função de Gestão de Projetos e sendo delegada na Conferência Nacional de Cultura em Brasília. Em seguida, mudou-se para Sinop, até fixar residência em janeiro de 2021 em Lucas do Rio Verde.

Casada. 4 filhos e 5 netos. É bióloga, pedagoga, palestrante, curadora de exposições e escritora, com 19 obras publicadas e mais de 40 participações em coletâneas nacionais e internacionais. Lançou livros em Santiago do Chile, em Bogotá, Nova York, no Peru e em Genebra, Suíça e participou de Feiras Literárias nacionais e internacionais. É rotariana desde 2017 e em 2018 recebeu o título de cidadã mato-grossense da Assembleia Legislativa do estado de Mato Grosso.

Nenhum comentário