Zico, um dos maiores jogadores do futebol mundial vira cidadão de MT

Autor da proposta, deputado citou histórico do galinho na Justificativa, incluindo referências de reconhecimento internacional


Redação Digoreste News
 Quarta-feira, 20 de outubro de 2021 

O deputado estadual Tulio Aurelio Campos Fontes, (Tulio Fontes-PV), que assumiu cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso em substituição a Dr. Gimenez, apresentou projeto de resolução que concede o título de cidadão mato-grossense ao ex-jogador Zico, da Seleção Brasileira, do Flamengo e de equipes do Japão e Itália.

Como justificativa, Fontes, que é ex-prefeito de Cáceres (205 Km de Cuiabá), cita conquistas do ex-atleta pelo mundo e o projeto social Zico 10, presente em 20 estados, dentre os quais Mato Grosso, como no município de Cáceres, onde 2,5 mil crianças já foram atendidas pelo projeto.

Veja a proposta transcrita na íntegra:


SECRETARIA DE SERVIÇOS LEGISLATIVOS
13/10/2021
Projeto de resolução nº 244/2021

Concede o Título de Cidadão Mato-Grossense
ao Arthur Antunes Coimbra (ZICO).


A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO, com base no que dispõe o

Art. 26, inciso XXVIII, da Constituição Estadual, resolve:

Art. 1º Conceder Título de Cidadão Mato-Grossense ao senhor, Arthur Antunes Coimbra - (ZICO).

Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação.


JUSTIFICATIVA

Arthur Antunes Coimbra, mais conhecido como Zico, nasceu em Quintino Bocaiuva, Rio de Janeiro, no dia 03 de março de 1953), é um dirigente, ex-treinador e ex-jogador de futebol brasileiro que atuava como meio-campista.

Notabilizou-se como o líder da vitoriosa trajetória do Flamengo nas décadas de 1970 e 1980, com ápice nas conquistas da Taça Libertadores da América e da Copa Intercontinental (o mundial de clubes da época) pela equipe carioca, além dos títulos do Campeonato Brasileiro de 1980, 1982, 1983 e da Copa União de 1987 (um dos módulos do Campeonato Brasileiro daquele ano) e também pela Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1978, 1982 e 1986. É considerado por muitos especialistas, profissionais do esporte e um dos maiores futebolistas brasileiros de todos os tempos, inclusive pela imprensa especializada internacional.

Segundo o site futdados.com, Zico fez um total de 765 gols na carreira, sendo 589 gols pelo Flamengo, 66 gols pela Seleção Brasileira, 56 gols pela Udinese (Itália), 27 gols pelo Sumitomo (Japão) e 27 gols pelo Kashima Antlers (Japão). Zico é o meio campista que tem mais gols na história do futebol. Segundo a IFFHS (The International Federation of Football History and Statistics) que considera apenas os gols marcados em torneios nacionais de primeira divisão e por seleções principais, Zico é o nono maior artilheiro da história do futebol, com 406 gols em 596 partidas. Já para a RSSSF (Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation), Zico ocupa a 21.ª posição entre os maiores artilheiros de todos os tempos. Em 1979, marcou 89 gols, o que o faz figurar na 2ª posição entre os jogadores que mais fizeram gols em jogos oficiais em uma única temporada na história do futebol. Zico é, também, o maior artilheiro da história do Estádio do Maracanã, com 334 gols em 435 partidas. Marcou 135 gols em Campeonatos Brasileiros.

De acordo com o site goal.com, marcou 101 gols de falta em jogos oficiais, sendo o recordista na história do futebol em gols marcados desta forma. Mas esse número pode ser ainda maior, já que segundo o documentário "Zico - O Filme", de 2003, que incluiu em sua conta jogos amistosos, o Galinho de Quintino teria marcado 146 gols de falta. Muito por conta disso, em 2001 ele foi eleito pela revista Placar o maior cobrador de faltas do futebol brasileiro no século XX. E em 2016, em uma pesquisa promovida pelo do GloboEsporte.com, ele foi eleito por jogadores e por internautas como o maior batedor de faltas brasileiro da história.

Mais que um exímio batedor de faltas, Zico apresentava em seu repertório futebolístico, dribles fáceis, excelente visão de jogo e uma inteligência acima do normal. Por isso, para muitos jornalistas esportivos, como Celso Unzelte, por exemplo, Zico foi o mais completo jogador que o Brasil já teve.

Em 1981 e em 1983, foi eleito o Melhor Futebolista do Mundo do Ano pela World Soccer.

Conquistou por três vezes o Prêmio de Melhor Jogador da América do Sul (1977, 1981, e 1982), sendo o recordista de conquistas. Foi eleito como o terceiro maior futebolista brasileiro do século XX (atrás apenas de Pelé e Garrincha), o quinto maior da América do Sul e o décimo quarto melhor entre todos do Mundo, segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). É um dos quatro brasileiros a figurar no Hall da fama da FIFA (os outros são Pelé, Garrincha e Didi). Foi eleito pela própria Federação Internacional de Futebol (FIFA), o oitavo maior jogador do século, o nono maior jogador do século XX pela revista France Football, o nono Brasileiro do Século no esporte, segundo pesquisa realizada pela revista IstoÉ, e o décimo maior jogador de todos os tempos pela revista inglesa World Soccer. Em julho de 2012, figurou na "61ª posição entre os 100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT com a BBC de Londres.

Zico já jogou pelo Flamengo em Mato Grosso em três jogos, todos contra o Mixto Esporte Clube na Capital Cuiabá no Estádio José Frageli, sendo o primeiro em 14/04/1976 em jogo amistoso onde o Flamengo venceu por 1 a 0 com gol de Zico, o segundo jogo foi em 1980, novamente em jogo amistoso ocorrido em 10/02/1980 , com grande vitória do Flamengo por 7 a 1, com 04 gols de Zico e o terceiro e último jogo foi válido pela primeira divisão do Campeonato Brasileiro e aconteceu em 10/03/1980 onde o Flamengo ganhou por 2 a 0, com gols de Carlos Henrique e Zico.

Após sua aposentadoria como jogador profissional Zico criou o projeto social Zico 10, que utiliza o futebol como ferramenta de inserção social para manter crianças e jovens longe de situações de risco e oferece capacitação profissional com a preparação desses jovens para que possam seguir carreira no futebol.

A Escola Zico 10, está presente em mais de 20 Estados por todo o Brasil e diversos países, atendendo mais de 40 mil crianças. A Escola Zico 10 utiliza o esporte como ferramenta de construção de valores, desenvolvendo um trabalho consistente, contextualizado e de excelência, inspirando sonhos e estimulando o empreendedorismo para a transformação da história de crianças e suas famílias.

Em Mato Grosso inúmeros municípios possuem esse importante projeto social, que beneficia muitas crianças e jovens carentes. Dentre estes municípios destacamos Cáceres que recebeu a Escola Zico 10 em 2011, e desde então cerca de 2500 crianças e jovens foram beneficiadas nesse período por este tão importante projeto filantrópico.

Pela grandiosidade de sua obra como jogador profissional de futebol, levando o nome do Brasil, para o mundo, bem como pelo seu belo exemplo enquanto cidadão Brasileiro, com seus projetos sociais por todo país e diversos outros países, que ajudam milhares de crianças e jovens através do esporte conto com o apoio dos nobres colegas para a aprovação da presente Resolução, conferindo a honraria ao Sr. Arthur Antunes Coimbra (ZICO).


Edifício Dante Martins de Oliveira
Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour” em 13 de Outubro de 2021
Deputado Estadual Túlio Fontes

Foto: Parlamentar Suplente, Tulio Fontes


Nenhum comentário