Maior Usina Produtora de Etanol de Milho do País é do Mato Grosso

Das 19 usinas de etanol de milho instaladas no Brasil, 12 estão em Mato Grosso.


 Sexta-feira, 01 de outubro de 2021 

A paraguaia Inpasa Bioenergia fincou bandeira em Mato Grosso há pouco mais de dois anos, e de lá pra cá construiu duas plantas industriais exclusivas de produção de etanol de milho em Sinop e Nova Mutum, e nessa semana se tornou a usina com a maior capacidade instalada do País, nesse segmento de combustível. A unidade de Sinop, localizada no norte do Estado, recebeu no último dia 27, autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para ampliar sua base, dobrando o volume de sua produção.

Com o sinal verde, o potencial diário de produção da Inpasa Sinop passa de 1,75 milhão de litros de etanol anidro e outros 1,75 milhão de litros de hidratado, para 3 milhões de litros, para cada um dos biocombustíveis, ou seja, um total de 6 milhões de litros/dia. O anidro é aquele adicionado à gasolina e o hidratado é aquele que vai direto aos tanques dos carros.

De 2007, quando começou a ser construída a primeira unidade de etanol 100% a base de milho da América Latina, na cidade de Nueva Esperanza, no Paraguai, a Inpasa surge em 2021 como o maior grupo do setor, na América Latina. A planta de Sinop começou a ser construída em 2018 e recebeu aporte de cerca de R$ 850 milhões.

A Inpasa fica localizada às margens da BR-163 e é a primeira unidade do grupo no Brasil, tendo sido instalada em 2019. Em Mato Grosso, também está construindo uma planta para processamento de milho, com investimentos superiores a R$ 1 bilhão.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o etanol de milho tem sido o principal responsável pelo crescimento do consumo do cereal no Estado. Com a queda na produção de cana-de-açúcar as indústrias buscaram amparo no grão.

Mato Grosso é o maior produtor nacional de etanol de milho. Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), deverá registrar produção de 2,85 bilhões de litros na safra 2021/22, volume que se confirmado, será 19,5% superior à safra anterior.

Das 19 usinas de etanol de milho instaladas no Brasil, 12 estão em Mato Grosso.



Digoreste News
Mato Grosso Econômico

Nenhum comentário