REVOLTANTE - Ipen vai suspender produção de remédios para câncer no Brasil por falta de verba

Suspensão deve afetar de 1,5 milhão a 2 milhões de pessoas.


 Segunda-feira, 20 de setembro de 2021 

O Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) informou aos servidores de medicina nuclear que vai suspender de forma temporária, a partir do próximo dia 20, a sua produção. Segundo documento que o jornal O Estado de São Paulo teve acesso, o motivo é a falta de verba para aquisições e contratações. 

O órgão importa radioisótopos (átomo com excesso de energia nuclear usado, entre outras coisas, no tratamento do câncer) da África do Sul, Holanda e Rússia. O Ipen ainda compra insumos nacionais para produção de radioisótopos e outros radiofármacos utilizados no tratamento da doença.

No documento, o Ipen diz estar fazendo o possível para manter a produção, mas destaca o momento delicado que a medicina passa devido à pandemia. 

Para manter as operações, o Ipen aguarda a aprovação de um PL (projeto de lei) pelo Congresso. O texto aumentaria em R$ 34,6 milhões o orçamento do instituto para 2021. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ao qual o órgão é vinculado, estaria buscando R$ 55,1 milhões para completar o valor necessário para garantir a produção até dezembro. 

“Tão logo tenhamos a informação quanto ao recebimento dos recursos orçamentários extras e, consequentemente, à normalização nos fornecimentos, entraremos em contato imediatamente”, declarou o Ipen na carta enviada aos locais que usam a medicina nuclear. 

Os remédios fabricados pelo órgão representam aproximadamente 10% dos usados para tratar o câncer. 

“O Ipen é produtor quase exclusivo no Brasil dos isótopos radioativos que são utilizados na medicina nuclear. Por exemplo, no diagnóstico de cintilografia óssea para procurar metástase óssea em paciente com câncer”, diz George Coura Filho, presidente da SBMN (Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear)

Segundo ele, a suspensão deve afetar de 1,5 milhão a 2 milhões de pessoas –e não apenas quem luta contra o câncer. Coura Filho explica que os medicamentos no Ipen são usados em outros casos, como “na cintilografia miocárdica para avaliar pacientes com doença coronariana, infartados”. 

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações não respondeu ao contato.

Nenhum comentário