Bebê de MT que precisa de cirurgia cardíaca foi transferido em UTI aérea para hospital de SP

Os familiares buscavam transferir o bebê a dias, o que só foi possível através de medida judicial


 Sábado, 18 de setembro de 2021 

O bebê João Pedro, que nasceu com cardiopatia congênita e precisa passar por cirurgia, foi transferido na manhã desta sexta-feira (17) para hospital no interior de São Paulo. Ele saiu do Aeroporto Nelson Dantas em Cáceres-MT (224 Km de Cuiabá), em uma UTI Aérea. A transferência ocorreu após decisão judicial.

Os pais lutavam há cerca de 7 dias para transferir o recém-nascido para uma unidade de referência em cirurgia dessa natureza. O bebê foi transferido para o Hospital Base de São José do Rio Preto (SP).

O bebê nasceu na cidade de Araputanga, e teve que ser transferido para o Hospital São Luiz devido a uma cardiopatia congênita é um grupo de anormalidades na estrutura do aparelho cárdio-circulatório, secundária a uma alteração no desenvolvimento embrionário, que pode surgir nas primeiras oito semanas da gestação.

De acordo com a mãe do bebê, Claudia Maria Rosa dos Santos, os familiares buscavam transferir o bebê a dias, e que em virtude da gravidade da doença eles precisam transferi-lo com urgência para centro mais avançados para efetivar a cirurgia.

Com a corrida contra o tempo os pais resolveram buscar a justiça, e por meio de decisão judicial assinada pelo Juiz Plantonista Wladys Roberto Freire do Amaral, que concedeu a medida liminar obrigando a transferência imediata do bebê, para cumprimento de medida judicial em 12 horas.

Mesmo com a medida não houve cumprimento da ação judicial pela a SES-MT, apenas esclareceram que estão envidando esforços na procura de vaga que atenda às necessidades da recém-nascido. Em cumprimento à liminar judicial, também está sendo feita a cotação do serviço no âmbito privado, dentro e fora do estado de Mato Grosso.


 Digoreste News, com Jornal Oeste 

Nenhum comentário