Símbolo da corrupção, Emanuel Pinheiro coloca ‘prefeitura inteira’ à disposição da motociata de Bolsonaro

Prefeito de Cuiabá ficou conhecido após a imprensa nacional mostrá-lo enchendo os bolsos do paletó com dinheiro de propina


 Sexta-feira, 06 de agosto de 2021 

O prefeito de Cuiabá-MT Emanuel Pinheiro (MDB), badalado e conhecido nacionalmente por ser protagonista de um dos maiores escândalos de corrupção entre os prefeitos do Brasil, afirmou que irá se reunir, nesta sexta-feira (6), com os organizadores da ‘motociata’ do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e que colocou a Prefeitura inteira à disposição para a realização deste evento. 

Segundo Emanuel, Cuiabá tem a tradição de ser hospitaleira e será uma honra receber o chefe do executivo nacional.

“Eu vou atender o pessoal hoje, que são parte dos organizadores, que falaram que querem muito a minha presença, que a Prefeitura seja parceira”, disse à imprensa na manhã desta sexta-feira (6).

“Já coloquei a Prefeitura inteira à disposição, é uma honra receber o presidente na terra do seu colega Eurico Gaspar Dutra, e eu terei um prazer muito grande de ser anfitrião. 

Para Emanuel, a operação da Polícia Federal que teve como alvo a Secretaria Municipal de Saúde e algumas empresas, na última semana, não irão interferir em seu relacionamento com o presidente da República.

“O governo federal sabe a seriedade e a lisura que estamos tratando o dinheiro público e sabe a forma desonesta como o governo estadual joga pesado usando as instituições para perseguir a minha gestão e para me atingir politicamente. É de conhecimento do governo federal”, argumentou. O prefeito afirmou que, por este motivo, o grupo da motociata quer a participação da Prefeitura.

É importante ressaltar que já são 7 os secretários de Emanuel Pinheiro afastados da prefeitura por corrupção. 


CASO PALETÓ

Há exatos quatro anos, em agosto de 2017, eram divulgados em rede nacional, vídeos em que ex-deputados estaduais de MT aparecem recebendo dinheiro em espécie, cujas cenas seriam parte de um esquema de pagamento de propina.

Em um dos vídeos divulgados, o atual prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) aparece enchendo o bolso do paletó de dinheiro. O recurso era para garantir a governabilidade do ex-governador Silval Barbosa, ou seja evotar quaisquer empecilhos na Assembleia Legislativa, ao gestor no Paiaguás, na época. 

Os vídeos vieram à tona, em reportagem exibida pelo Jornal Nacional, da Rede Globo. Dentre as imagens, está a cena de Emanuel Pinheiro (MDB), hoje prefeito de Cuiabá, guardando maços de dinheiro nos bolsos do paletó, chegando a derrubar alguns dos maços no chão. Obrigando a se abaixar para pegar as notas.

Na época em que o vídeo foi gravado, Emanuel era deputado estadual, mas quando veio à tona já havia sido eleito prefeito da capital. O escândalo do mensalinho dado aos parlamentares pelo ex-governador Silval Barbosa (sem partido), consta em sua delação premiada e resultou na CPI do Paletó, na Câmara de Vereadores de Cuiabá. 


Bolsonaro já apareceu em vídeo agradecendo Emanuel Pinheiro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) postou em suas redes sociais trecho de uma entrevista do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) em que ele afirma que Cuiabá e Mato Grosso estariam ‘quebrados’ se não fosse o governo federal.  A divulgação do vídeo ocorreu no domingo (4 de abril deste ano), com a frase “Se não fosse Bolsonaro o Brasil estava quebrado”. 



Nenhum comentário