Exportações de produtos madeireiros de Mato Grosso crescem 32% e movimentam U$$ 9,7 Milhões

O tipo de madeira produzida no país se diferencia de outras, gerando procura por esse material por países da Europa e pelos Estados Unidos (EUA).


 Domingo, 22 de agosto de 2021 

As exportações de produtos madeireiros de Mato Grosso cresceram 32% e movimentaram US$ 9,7 milhões em julho, segundo dados levantados pelo Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (CIN/Fiemt), na plataforma online (ComexStat), disponibilizada pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Entre os itens exportados, a madeira em bruto apresentou o maior crescimento nas vendas externas (73%) e totalizou US$ 1,8 milhão no período. Os números favoreceram a economia de Mato Grosso que segue em ritmo crescente.

O presidente do Centro de Indústrias Produtores e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Rafael Mason, explica que o aumento da demanda estrangeira pelos produtos madeireiros ocorre pela utilização alternativa do material, que são mais sustentáveis, sem estrutura de construção civil, como estruturas de aço ou ferro.

O tipo de madeira produzida no país se diferencia de outras madeiras, o que gera procura por esse material por países da Europa e pelos Estados Unidos (EUA).

Além disso, no Brasil, a procura pelo material aumento, já que o país está investindo na utilização da madeira em construções, auxiliando na geração de trabalho direto e indireto. Em Mato Grosso, 98% da madeira exportada provém de áreas de manejo florestal sustentável, afirma o presidente do Cipem.


Nenhum comentário