Estado de emergência - Umidade do ar chega a 10% em Cuiabá e temperatura vai a 40ºC

Índices de umidade de ar entre 12 e 20% são considerados alerta e abaixo de 12% estado de emergência


 Quarta-feira, 18 de agosto de 2021 

A baixa umidade relativa do ar (URA) levará a população mato-grossenses a uma semana com temperaturas elevadas.  Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a URA deve ficar entre 10% a 15%, em municípios como Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães. Além disso, não há sinal de chuvas pelos próximos dias.

Na Capital, nos horários mais quentes do dia, os termômetros podem chegar a até 39ºC, como o previsto para esta quarta-feira (18), e até 40ºC, no sábado (21). Nas demais cidades, a temperatura também fica entre 38º e 40ºC.

“Já está crítico. Na semana passada já atingimos 10% e a previsão é que a umidade continue baixa nos horários de pico, entre meio e às 14 horas, melhorando mais à tardezinha”, informou o diretor da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Zanetti. “Mas, para essa semana tem uma onda de calor chegando que vai deixar a cidade ainda mais quente”, acrescentou.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. Entre 21 e 30% representa estado de atenção; entre 12 e 20% é considerado alerta e abaixo de 12% estado de emergência.

Isso porque o calor e a baixa umidade do ar geram diversas consequências para o corpo humano. Entre elas, narinas ressecadas, sendo que algumas podem apresentar sangramentos nasais, a pele fica seca, algumas pessoas podem ter aumento de pressão arterial, tontura e dor de cabeça, bem como desidratação, principalmente, as crianças e os idosos.

Também há um risco maior de queimadas ou incêndios florestais, que pioram as vias aéreas superiores e inferiores, podendo piorar condições de rinite, conjuntivite alérgica e até crises de asma. E, a fuligem proveniente dessas queimadas pode ser prejudicial até para pessoas que não possuem doenças respiratórias. Em média, 10 ocorrências são registradas diariamente no perímetro urbano da Capital.

Para amenizar os impactos negativos, a recomendação é hidratar o corpo, ingerir mais líquidos, além de hidratar os olhos, as narinas e os lábios. Outra orientação é praticar atividades físicas ou esportivas em ambientes fechados climatizados e umidificados ou ao ar livre até antes das 10 horas e só depois das 17 horas, sempre levando uma garrafinha d’água e passando protetor solar, usando bonés ou chapéus.

RIO CUIABÁ – As próximas semanas seguem sem previsão de chuvas. Por isso, outro alerta é quanto a necessidade do consumo responsável da água tratada e potável, uma vez que o nível do Rio Cuiabá está baixo. Ontem (17), o nível era de 17 centímetros (cm) quando o considerado normal seria de 30cm.

Apesar disso, a garantia é de que, ao menos por enquanto, não há risco de desabastecimento. “Tenho entrado em contato com a Concessionária Águas Cuiabá e a informação é que com a cota até 20 cm e 25 cm não teria problema. Agora baixou mais um pouco e ainda vou conversar com eles (representantes da concessionária) para ver como está”, frisou o diretor da Defesa Civil, Pedro Zanetti.

Para não comprometer o fornecimento, a recomendação é economizar a água e evitar desperdícios. “Não jogar água em calçadas, no quintal, não lavar carros. Enfim, usar água somente para beber, fazer comida, lavar roupas e evitar desperdícios”, reforçou.





 Digoreste News, com informações do Diário de Cuiabá 

Nenhum comentário