Benedito Nunes será um dos homenageados durante a 26º edição do Salão Jovem Arte

 HOMENAGEM 


 Terça-feira, 03 de Agosto de 2021 

O artista mato-grossense Benedito Nunes será um dos homenageados durante a 26º edição do Salão Jovem Arte de Mato Grosso, a mais tradicional mostra de arte do estado. A exposição acontecerá entre os dias 6 de outubro e 10 de dezembro em Cuiabá, na Galeria Lava Pés; no Museu de Artes e Cultura Popular (MACP-UFMT); e no Sesc Arsenal, além da possibilidade de visitação virtual.

Considerado um dos mais importantes pintores brasileiros, o mato-grossense Benedito Nunes, se destaca entre os maiores artistas plástico de sua geração. Pela produção de obras que retratam a regionalidade, como o cerrado e o cotidiano da cuiabania, como pelas técnicas, que desenvolveu acompanhadas de expressões e movimentos incomuns.

Além da homenagem, o artista plástico vem sendo a essência para o projeto “Benedito Nunes Tributo ao Mestre do Cerrado” -, que vai retratar grande parte da caminhada do artista na consolidação de um trabalho de mais de 30 anos de obras.

Um documentário, um site e oficinas fazem parte de uma série de homenagens que serão feitas ao saudoso artista Benedito Nunes. Nunes além de ser um artista acessível e carismático, era famoso por retratar o cenário mato-grossense. Assim ficou conhecido como o Van Gogh do Cerrado, deixando sua marca na arte brasileira. Um ano após sua morte, o artista ainda é muito bem lembrado pela importância de sua produção cultural e pelo seu grande papel junto à "Geração 80”.

O projeto foi idealizado pela artista visual Tânia Prado que por meio do Edital Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), conseguiu “concretizar um sonho”. Ela ressalta a importância de Nunes para a formação de tantos outros artistas mato-grossenses. Em muitas de suas viagens por Mato Grosso, Beneditos ministrou oficinas na Casa Cuiabana e também circulou por muitos municípios, tendo incentivado assim, o surgimento de novos talentos.

"Já acompanhava o trabalho dele há muito tempo, mas pessoalmente o conheci em 2014. Sempre nutri uma admiração muito grande pelo artista” relata Tânia Prado. A técnica utilizada pelo artista plástico, remonta a

simplicidade e ao quase realismo absoluto, por isto, o foco do projeto é destacar como Nunes desenvolveu suas telas e a sua relação com a natureza e o urbano. Ou seja, o projeto não só valoriza sua obra, como também, enaltece sua contribuição para a formação da cultura mato-grossense, é isso que o artista sempre buscou, uma arte democrática, e acessível.

As atividades serão transmitidas pela internet, e o público será estimulado a criar obras a partir da mesma técnica de pintura com os dedos e com a iconografia de Benedito Nunes”.

Além das oficinas e do doc., haverá também um portal online dedicado a expor as obras do artista. As obras de Benedito Nunes já foram expostas em mostras coletivas e individuais, com exposições como a do MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo e MAM Rio em 1981, MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand 1980 e 1991. Com temas variados, as obras de Nunes passeiam pelo cotidiano urbano e rural, visitam bares, caem na noite, circulam pelo cerrado.


Digoreste News/Produtora Trinca


Nenhum comentário