Alunos saem em defesa de professora de Cidade de MT que protestou contra Bolsonaro

A professora foi covardemente atacada por Bolsonaristas nas redes sociais após manifestar-se contra o negacionismo do presidente 


 Sexta-feira, 11 de Junho de 2021 

Estudantes do tradicional Colégio Imaculada Conceição, na cidade de Cáceres-MT, que cursam o terceiro ano do ensino médio, divulgaram nesta quinta-feira (10), uma nota de repúdio aos ataques que a professora da turma, Loiane Curvo, vem sofrendo nas redes sociais após postar uma foto tomando vacina contra covid e protestando contra o presidente Jair Bolsonaro.


Leia a nota abaixo:

A turma da 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Imaculada Conceição, vem a público manifestar o seu repúdio e indignação em relação as acusações, os linchamentos e xingamentos direcionados à docente da disciplina de Ciências dessa instituição, Loianne Curvo G. Belote e ao próprio Colégio supracitado.

Em primeiro lugar, gostaríamos de lembrar à toda sociedade de alguns conceitos extremamente importantes, mas que, hodiernamente, foram esquecidos ou não se tem dado o devido valor.

Segundo o dicionário o conceito de “Liberdade de Expressão” é: “apanágio da natureza racional do indivíduo e o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou censura por parte do governo ou de outros membros da sociedade.”

Nesse segmento, a professora em questão está no seu direito de expressar a sua indignação perante a atual conjuntura vivida no Brasil. Nós reconhecemos as palavras por ela colocadas, porém temos o pleno conhecimento de que a postura assumida em um momento de extrema empolgação, não diz respeito à seu nível profissional e muito menos ao da escola, como proposto pelas injúrias apresentadas.

Em segundo plano, é válido destacar também o significado da palavra “Tolerância”, uma vez que esta é tão importante no contexto atual para o pleno desenvolvimento do país.

Dessa forma, a palavra tolerância tem como significado a “ação de tolerar, de aceitar ou suportar, com indulgência e clemência”, em outras palavras, a disposição para admitir modos de pensar, de agir e de sentir diferentes dos nossos. Nessa lógica, a falta de tolerância e empatia com a profissional e com a escola são inadmissíveis, estarrecedoras e inaceitáveis, o respeito é antes de tudo primordial e junto dele a tolerância deve prevalecer nas relações sociais.

Nesse sentido, os alunos da 3ª Série do EM do CIC repudiam veementemente todos os apontamentos desrespeitosos, antiéticos e imorais dirigidos à instituição educacional Colégio Imaculada Conceição e a sua docente Loianne Curvo G. Belote, posto que em uma sociedade democrática, como a que vivemos, qualquer forma de manifestação é cabível e é garantida fundamentalmente pela Constituição Federal de 1988 em seu artigo 5º inciso IV que diz respectivamente: “É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.

Portanto, conclui-se que todos os cidadãos podem e devem expressar suas opiniões e pensamentos sem que o Estado e qualquer outra pessoa os impeça disso.

Outrossim, é importante salientar que jamais o colégio incentivou qualquer tipo de discussão ideológica e político partidária dentro de seus aposentos, assim como nunca nenhum professor, funcionário ou colaborador levantou pautas e discussões de qualquer assunto relacionado à temática em questão.

Ademais, é indispensável destacar que todos os profissionais que trabalham no colégio são excepcionais e em nenhum momento usam ou usaram palavras de baixo calão para se referir à alguém dentro desse ambiente, mas pelo contrário, são invejavelmente respeitosos e compromissados com os seus afazeres, sempre prezando pelo respeito e amor ao próximo.

Da mesma forma, não somente as acusações feitas à escola são incabíveis à situação apresentada pelos acusadores, como também, é classificado como falta de interpretação, uma vez que em nenhum dado momento a professora fez o uso de uniforme de qualquer escola em que ela trabalha (haja vista que a docente não pertence somente a equipe do CIC). Similarmente, os ataques destinados à professora Loianne desrespeitam a sua integridade física, moral e afeta a sua imagem enquanto profissional e pessoa civil, sendo apropriado questões jurídicas.

Por fim, queremos prestar a nossa solidariedade e apoio à professora Loianne Curvo G. Belote, que por anos exerceu e exerce a sua profissão na instituição com extrema dedicação e compromisso com a educação, defendendo única e exclusivamente o seu maior amor, a Ciência e o que tudo dela deriva.

Queremos também prestar o nosso apoio ao Colégio Imaculada Conceição (CIC), que por 114 anos educa gerações e forma, cada vez mais, cidadãos críticos e que nunca se calam perante injustiças como a que está acontecendo agora, visto que um colégio de valores éticos e morais educa os seus alunos para a vida, para que estes respeitem e, de maneira digna, possam viver em comunidade.

Atenciosamente, 3° Série EM



Nenhum comentário