Cuiabá pode bater recorde de frio do ano com nova frente fria que deve derrubar temperatura

Mesmo com a queda de temperatura prevista, frio não seria tão forte


 Segunda-feira, 03 de maio de 2021 

Uma nova frente fria, esperada para chegar no fim desta semana, caso as previsões não mudem, deve derrubar novamente a temperatura em Cuiabá. A expectativa é que a mínima possa chegar aos 18ºC na sexta-feira (07) e que o calor dê uma trégua. Se isto se confirmar, a capital mato-grossense baterá novamente o recorde de dia mais frio do ano

As temperaturas devem começar a cair no fim desta semana, com a entrada de uma massa de ar frio de origem polar.

Durante o mês de maio, a água do oceano Atlântico Sul na costa do Uruguai e do Sul do Brasil deve ficar mais quente do que o normal, atrapalhando o deslocamento normal das frentes frias.  Mesmo assim são esperadas ondas de frio, sendo que a última delas, no final do mês, deve ser a mais forte.

Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe), as máximas em Cuiabá devem continuar entre 35ºC e 36ºC até a próxima quarta-feira, com as mínimas não sendo menores que 23ºC.

Na quinta-feira, as máximas devem começar a cair (previsão de 32ºC), mas as mínimas sem mantém no mesmo patamar de dias anteriores. Já entre a madrugada de quinta para sexta-feira a expectativa é de que a queda na temperatura se acentue, com os termômetros devendo variar entre 18ºC e 30ºC.

Vale lembrar que a previsão ainda é distante e a forma como a frente fria avançará pelo país pode mudar os cenários. Nos próximos dias, a possibilidade de chuva é bastante escassa.

Em Chapada dos Guimarães, a sexta-feira e o sábado devem ser de clima bastante ameno, com as mínimas devendo chegar a 14ºC e a máxima não ultrapassando os 27ºC.


Recorde de frio

A última semana de abril foi marcada por recorde de frio em Cuiabá por conta de uma massa de ar frio de origem polar que chegou no Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) marcou 19,2°C na madrugada de quinta-feira (29). No dia anterior a mínima registrada foi de 20,2ºC.



Digorete News/Olhar Direto


Nenhum comentário