PREOCUPANTE - Fiocruz alerta para cenário crítico em Mato Grosso nas próximas semanas

Múltiplos fatores contribuíram para este novo patamar da pandemia.


 Domingo, 11 de abril de 2021 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) classificou Mato Grosso em um cenário crítico, com agravamento da pandemia da covid-19 e saturação do sistema de saúde. Ainda conforme o boletim da Fiocruz, Mato Grosso é um dos estados com maiores taxas de incidência e mortalidade por covid-19.

O boletim foi divulgado na sexta-feira (9), múltiplos fatores contribuíram para este novo patamar da pandemia. Para enfrentar o atual cenário, os pesquisadores ressaltam que é fundamental a combinação de diferentes medidas, envolvendo as não-farmacológicas, o sistema de saúde e as políticas e ações de proteção e assistência social para redução da vulnerabilidade e do impacto social.

“É preciso que haja convergência e integração dos diferentes poderes do Estado brasileiro (Executivo, Legislativo e Judiciário), assim como os diferentes níveis de governo (municipais, estaduais e federal), com participação das empresas, instituições e organizações da sociedade civil (de nível local ao nacional) para o enfrentamento deste momento bastante crítico e grave da pandemia”, alertam.

Além de Mato Grosso, as maiores taxas de incidência da Covid, como mostra o boletim, foram observadas nos estados de Rondônia, Amapá, Tocantins, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

Já as taxas de mortalidade mais elevadas foram verificadas nos estados de Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.


Nenhum comentário