Bagunça da Prefeitura de Cuiabá - Usuários relatam demora e tumulto em vacinação no Centro de Eventos

Mais de 50 Mil doses da vacina estão disponível na Capital de Mato Grosso sem terem sido aplicadas na população

 Terça-feira, 20 de abril de 2021 


Tumulto, longa espera e equívoco em informações marcaram mais um dia de vacinação no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Pessoas marcadas para vacinar às 7h não tinham sido imunizadas até depois das 8h. A fila de carros para entrar no estacionamento do ponto de vacinação se estendia por mais de 3 quilômetros, na manhã desta terça-feira (20).

Começou a aplicação da segunda dose nos idosos de 75 a 79 anos. Pessoas com mais de 65 anos estão recebendo a primeira dose e servidores da saúde também são imunizados. O agendamento de todos foi feito online. Vídeos encaminhados a reportagem  mostram a lotação do ponto de vacinação.

Logo na chegada algumas pessoas enfrentam problemas para vacinar. Entram 30 carros de cada vez e os demais esperam ser chamados. Havia pessoas aguardando há mais de uma hora na fila e outros que desistiram da fila e seguiram a pé até o ponto, pois temiam perder o horário.

Foi o caso de Valdecir Rodrigues que foi acompanhar a mãe Aparecida Fernandes, 74, para tomar a primeira dose. Ambos moram em comunidade rural e saíram de casa por volta das 3h para chegar a tempo de vacinar às 9h, como agendando. Eles chegaram às 8h30 no local e foram andando até a portaria, onde pegaram uma senha para entrar no espaço de vacina, realizarem novo cadastro e seguirem para receber a injeção.

“Não tem onde estacionar e a gente precisou vir andando para não perder a hora. Um sofrimento para ela que tem problema de coluna”, contou o filho.

Aparecida estava com medo de tomar a vacina, mas decidiu receber a injeção por orientação dos filhos. “Moro no sítio e eles sempre vão lá me visitar. Falaram que era melhor eu tomar, que não tinha perigo. Então eu vim”, relatou a idosa.

Enquanto a equipe de reportagem  esteve no local, presenciou pelo menos 3 idosos com dificuldades para caminhar, tendo que percorrer a pé o trajeto entre a portaria e o local de vacinação. Essas pessoas não têm carro e foram ao local de veículo de aplicativo, que não é permitido entrar no espaço do Centro de Eventos.

“A gente veio de uber e falamos para o funcionário da portaria que ela tinha dificuldade de caminhar, mas não deixaram ele entrar. Tive que provar que era um uber”, informou uma moça que não quis se identificar e acompanhava a mãe. A idosa usava bengala para se apoiar na caminhada.

Na portaria há cadeira de rodas para ajudar essas pessoas com mobilidade reduzida, mas não são suficientes para todos.

O jornalista Edson Pires, 79, estava irritado na fila de espera pela vacina. Ele foi agendado para receber vacina às 9h e quase 10h não tinha tomado a injeção.

“Eu chego aqui e ainda tenho que aturar grosseria. Me falaram que aqui não tem drive thru, que eu tenho que ir na UFMT. Mas eu tomei a primeira dose aqui. Me agendaram para tomar a segunda dose aqui eu vou tomar”, reclamou o comunicador.

Ele entrou na fila de carros às 8h, que se estendia pela avenida Miguel Sutil, para vacinar. O homem conta que na primeira vez que vacinou não enfrentou tanta dificuldade para ser imunizado.

Enquanto a reportagem permaneceu no local, presenciou vários motoristas alegando que não sabiam que ali não havia a modalidade drive thru ( em que a pessoa é vacinada dentro do carro). Que foram ao local acreditando que nem precisariam descer do automóvel.

Segue a bagunça geral da prefeitura de Cuiabá, assim como havíamos publicado antes.


Pontos de vacinação

Atualmente, Cuiabá tem 4 pontos de vacinação:

Centro de Eventos do Pantanal ( atendimento tradicional das 8h as 18h)

Sesi Papa (atendimento drive thru das 9h as 17h)

Sesc Balneário (atendimento tradicional das 9h as 16H)

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) (atendimento drive thru das 9 as 17h)

O vacinômetro de Cuiabá aponta que 88.311 vacinas foram aplicadas. O site do Ministério da Saúde mostra que a Capital recebeu 139.737 e aplicou 89.425. O Ministério Público Estadual (MPE) orientou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) a abrir 10 novos pontos de vacinação para decentralizar a imunização.


Nenhum comentário