Prefeito no MT pede empréstimo de cilindros de oxigênio para pacientes com Covid

Todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTI's) e leitos de enfermaria estão ocupados


  Segunda-feira, 15 de março de 2021  

O prefeito de Peixoto de Azevedo Maurício Ferreira de Souza, vem fazendo força tarefa para empréstimo de cilindros visando manutenção do estoque de oxigênio no hospital regional e Centro de Triagem da Covid. Durante o final de semana, aproximadamente 30 já foram disponibilizados por empresas no setor de compra de ouro, mecânicas, postos de combustível, dentre outras.

O objetivo da ação é assegurar estoque de oxigênio medicinal capaz de suprir as necessidades de atendimento de pacientes do Vale do Peixoto, que engloba os municípios de Matupá, Guarantã do Norte, Terra Nova do Norte e Novo Mundo, além de outros em estado grave regulados pela secretaria estadual de Saúde e oriundos do sul do Pará.

Após a arrecadação, os cilindros foram transportados para recarga em Sinop. Antes da força tarefa e com o estoque reduzido, a prefeitura estava indo até a capital do Nortão a cada 12 horas para as recargas. “Só me resta mais uma vez agradecer as empresas que fizeram o empréstimo desses cilindros e coube a nós a logística de transporte até a distribuidora de oxigênio medicinal, que acolheu a solicitação na agilidade da recarga para que não houvesse neste momento de crise e aumento de casos”, disse o prefeito, através da assessoria.

Os empréstimos dos cascos ainda estão sendo aceitos pela prefeitura, para que seja possível diminuir a quantidade de viagens para recarga e consequentemente aumentar o estoque.

Atualmente, os 20 leitos de enfermaria pactuados no hospital regional estão ocupados. A ocupação também é máxima nas Unidades de Terapia Intensiva. Atualmente, estão internados seis peixotenses, dois moradores de Guarantã do Norte, um de Matupá e outro de Terra Nova do Norte.

Desde o início da pandemia, são 2.410 casos confirmados da doença. Destes, 2.091 estão recuperados, 227 em isolamento domiciliar e 23 internados (oito em UTIs e 15 em enfermarias). Já os óbitos, totalizam 69.


Nenhum comentário