Por superlotação, Policlínica do Pedra 90 e outras 4 unidades param de receber pacientes com Covid-19

A suspensão atinge as Policlínicas dos bairros Pedra 90, Verdão e Coxipó, além das UPAs dos bairros Morada do Ouro e Pascoal Ramos.


  Domingo, 21 de março de 2021  

Cinco unidades públicas de saúde suspenderam as internações a partir deste domingo (21) por causa da superlotação de pacientes com Covid-19, em Cuiabá.

A superlotação se estende também para os hospitais particulares. Pelo menos dois hospitais particulares de Cuiabá fecharam os prontos atendimentos por causa da procura de atendimento para Covid-19.

De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, a suspensão atinge as Policlínicas dos bairros Verdão, Coxipó e Pedra 90, além das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) dos bairros Morada do Ouro e Pascoal Ramos.

A prefeitura justificou que as unidades atingiram a sua capacidade máxima de lotação. A medida é por tempo indeterminado. Apenas a policlínica do bairro Planalto continua o atendimento normal.

MT tem 71 mortes por Covid-19 em 24 horas

Há 11 dias sem vaga de UTI, fila de espera por leito tem 136 pacientes em MT

Segundo a prefeitura, apesar da suspensão, em todas essas unidades, com exceção da Policlínica do Verdão, o atendimento está sendo priorizado somente para casos de urgência e emergência.

Em todas estas unidades continuam sendo feitos os testes rápidos (PCR Swab) para a Covid, através de pedido médico, bem como os exames de raio-x, também através de pedido médico.

Conforme a prefeitura, em 10 dias o número de leitos aumentou, mas ainda não foi suficiente.


Superlotação no estado

Mato Grosso está com ocupação máxima dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 desde o dia 8 deste mês, quando a saúde no estado entrou em colapso. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou, na sexta-feira (19), que 136 pessoas aguardam um leito pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS).


Covid-19 em Mato Grosso

Mato Grosso registrou 286.065 casos confirmados da Covid-19 e 6.767 óbitos em decorrência da doença, até este sábado (20), segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Foram notificadas 1.633 novas confirmações de casos e 71 mortes em 24 horas.

Atualmente, 15.277 pessoas estão em isolamento domiciliar e 261.918 estão recuperados.

Há 487 internações em UTIs públicas e 551 enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 91,65% para UTIs adulto e em 66% para enfermarias adulto.


Leitos em Cuiabá

O Hospital Municipal São Benedito foi transformado em unidade de referência no atendimento ao vírus. A unidade de saúde já disponibilizava para a população 40 leitos de UTI Covid. Com a mudança, o hospital passou a contar com 60 leitos de UTI e outros 40 leitos de enfermaria.

Com a instalação dos novos leitos, a capital passou a ter 155 leitos exclusivos de UTI Covid, distribuídos entre Hospital Referência (95 vagas – sendo 80 para adultos e 15 pediátricas) e outras 60 no São Benedito.

Além do reforço na terapia intensiva, Cuiabá passou a contar também com mais 109 leitos de enfermaria exclusivas para pacientes com covid-19, sendo 18 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Verdão, 25 leitos na Policlínica do Verdão, 26 na UPA Sul, que fica no bairro Pascoal Ramos.

O Hospital Municipal São Benedito, passa a contar também com 40 leitos de enfermaria para casos de covid-19, assim como o antigo Pronto Socorro, que possui mais 96 leitos de enfermaria.


Nenhum comentário