Mais de 60% dos inscritos no Enem em MT não compareceram aos locais de prova na segunda fase

Foram 90 questões na segunda fase, sendo 45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.


 Segunda-feira, 25 de janeiro de 2021 

A segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020), em Mato Grosso, realizada nesse domingo (24), teve uma abstenção de 60,1%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas provas.

O índice ficou maior que a média nacional, que foi de 55%, a maior de toda a história do Enem.

No estado, 98,9 mil alunos fizeram a inscrição, mas 59,4 mil não compareceram aos locais de prova.

Em Mato Grosso, dos 141 municípios, 57 realizaram as provas, com 253 locais de aplicação no total.

O Enem é considerado o maior vestibular do país, e a nota serve para disputar vagas em universidades e ter acesso a programas de bolsas (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies).

A primeira fase contemplou redação e também 90 questões de múltipla escolha (45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Ciências Humanas e suas Tecnologias).

O tema da redação do Enem 2020 foi 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira'.

Os candidatos tiveram que fazer um texto dissertativo-argumentativo, apresentar opiniões e organizar a defesa de um ponto de vista.

Na segunda fase, foram mais 90 questões de múltipla escolha, sendo 45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.


Durante pandemia

Mais de 18 mil candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 tiveram o pedido aceito para fazer o exame em fevereiro por terem sintomas de doenças infectocontagiosas no país.

É a primeira vez que o Inep permite que os candidatos peçam a reaplicação por estes motivos, medida aplicada devido à pandemia de Covid-19, mas que também incluía outras doenças, como sarampo.

Qualquer participante que se sentiu prejudicado, a partir de 25 de janeiro, como está previsto no edital, poderá pedir a reaplicação nos dias 23 e 24 de fevereiro.



 Fonte: G1 MT e TV Centro América 


Nenhum comentário