“Se nada fizermos, poderemos ter apagões”, diz Bolsonaro sobre aumento na conta de luz

 A Aneel aprovou na 2ª feira (30.nov) a bandeira tarifária vermelha patamar 2 na conta de luz, que já está em vigor nessa terça-feira (1)


  Terça-feira, 01 de Dezembro de 2020  

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta 3ª feira (1º.dez.2020) que o aumento na conta de luz, anunciado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), deve-se aos “níveis baixíssimos” das represas. A declaração foi feita em resposta a um seguidor no Facebook que reclamou da medida.

Bolsonaro disse, sem mais detalhes, que, se nada for feito, o país corre risco de ter apagões.

“As represas estão níveis baixíssimos. Se nada fizermos poderemos ter apagões. O período de chuvas, que deveriam começar em outubro, ainda não veio. Iniciamos também campanha contra o desperdício…… (sic)”, afirmou o presidente.

A Aneel aprovou na 2ª feira (30.nov) a bandeira tarifária vermelha patamar 2 na conta de luz. A mudança representará custo extra de R$ 6,24 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. A decisão é válida a partir desta 3ª feira (1º.dez).

As bandeiras tarifárias servem para sinalizar a melhora ou piora das condições de abastecimento de energia elétrica no país. Elas são acionadas quando o nível dos reservatórios das hidrelétricas está baixo.

Por causa da pandemia, a bandeira tarifária havia sido suspensa. Em maio, a Aneel acionou a bandeira verde, que não representa custo extra para o consumidor (veja infográfico abaixo).


Em evento do qual participou em 25 de novembro, Bolsonaro comentou sobre o apagão que durou 22 dias no Amapá. Disse que o apagão que afetou os amapaenses “não tem nada a ver com o governo federal”. “Mas como nós aqui somos um governo de 210 milhões de brasileiros, nós fomos para lá”, acrescentou.

Bolsonaro disse que o assunto foi resolvido dentro de duas semanas. “Não era competência ou atribuição nossa, nós nos orgulhamos, o MME [Ministério de Minas e Energia] também pelo seu voluntarismo, pela forma como tratou esta questão”, declarou aos empresários.



Nenhum comentário