Notícia que o Peru suspendeu testes com a Coronavac, é "MENTIRA"

Notícia espalhada informando a suspenção após voluntário ter paralisia nas pernas, é desmentida.


 Terça-feira, 15 de Dezembro de 2020 

As vacinas são uma importante forma de prevenção contra as doenças. Não apenas protegem o indivíduo imunizado, mas toda a população, sendo capaz de erradicar diferentes enfermidades. O seu processo de produção é complexo e passa por diversas etapas que garantem a segurança e eficácia, mas o compartilhamento massivo de notícias falsas tem trazido dúvidas e desconfianças à população sobre essa imunização.

Porém, em meio às últimas notícias de aprovação de vacinas para proteger as pessoas da Covid-19 (algo animador para quem deseja que “isso passe logo”), movimentos antivacinas (e “anti-humanitários”, de certa forma) têm ganhado força e se aliado a movimentos políticos. A prova disso está na história falsa que está se espalhando a reboque de uma história real.

De acordo com mensagens que circulam online, a Coronavac, vacina chinesa contra a Covid-19 que está sendo produzida em parceria com o Instituto Butantan no Brasil e tem o apoio de João Doria, teria causado a paralisia nas pernas de duas pessoas e, por isso, teria sido suspensa no Peru. Uma das versões chega a “dar a notícia” com a foto de Doria segurando o imunizante. 

Leia as mensagens que circulam online:

Peru suspendeu testes com a Coronavac após vacina causar paralisia nas pernas de voluntários?

Muita gente espalhou a informação por aí, em alguns casos, linkando um site de direita que deu a informação sobre o assunto sem citar o nome da vacina suspensa (apenas falando em “vacina chinesa”). Só há um detalhe: a Coronavac não tem nada a ver com a história.

É importante citar que desde que a “guerra da vacina” (adjetivação horrível, por sinal) se instalou entre o governo federal e o governo de São Paulo, simpatizantes de Bolsonaro têm usado e abusado de notícias falsas sobre a Coronavac, Doria, Sinovac, Instituto Butantan e “vacinas em geral”. O caso de hoje é mais um deles.

De fato, o Peru suspendeu os testes com uma vacina após voluntários apresentarem efeitos adversos. Porém, a vacina que está sendo testada no país e foi temporariamente suspensa é a da empresa Sinopharm. A vacina da Sinovac não está sendo testada no país.

Vale dizer que a suspensão de testes não significa, de fato, que a vacina tenha causado efeitos colaterais. Trata-se de uma medida tomada com cautela uma vez que estamos falando sobre testes de medicamentos.

O procedimento já ocorreu com, por exemplo, com a vacina de Oxford (AstraZeneca), com a vacina da Johnson & Johnson e, de forma polêmica, com a própria Coronavac (só no Brasil). Em todos os casos, os testes foram retomados e foi apurado que as vacinas não tiveram nenhuma relação com os efeitos adversos.

Resumindo: a história que aponta que o Peru suspendeu os testes com a Coronavac (vacina chinesa contra o coronavírus) é falsa. Na realidade, os testes suspensos são da vacina da Sinopharm e, ao contrário do que se sugere, a ação não significa que foi a vacina que causou a paralisia em voluntários (isso ainda vai ser apurado).





Digoreste News, com Boatos


Nenhum comentário